27.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 1 de maio, 2024

Governo de MS impulsiona a economia do bolsão sul-mato-grossense

Azambuja e autoridades anunciam investimentos para Três Lagoas e cidades da região.

16/02/2019 08h05
Por: Mirela Coelho

Na tarde de quinta-feira (14), o Governador Reinaldo Azambuja entregou a Três Lagoas (MS) e outras 7 cidades da região patrulhas mecanizadas e insumos agrícolas para os pequenos produtores rurais. Durante o evento, em benefício da Agricultura Familiar, várias autoridades puderam externar as expectativas e as melhorias futuras pleiteadas para esse ano de 2019.

Desse modo, em entrevista exclusiva para a Rádio Caçula, o Governador e outras autoridades puderam esclarecer as dúvidas da população quanto ao desenvolvimento de Três Lagoas, os projetos em andamento e as possíveis soluções para problemas antigos.

Assim, segue abaixo, em primeira mão, o relato de cada um quanto ao progresso e futuro da nossa cidade e para o desenvolvimento do Bolsão Sul-Mato-Grossense.

Ângelo GuerreiroPrefeito da cidade de Três Lagoas

O Prefeito Ângelo Guerreiro agradeceu o auxílio conquistado e elogiou o auxílio que o Governo do Estado tem prestado, desde o ano passado, com a entrega de patrulhas mecanizadas para Três Lagoas e outros municípios. Esses equipamentos permitiram que os produtores rurais preparassem a terra e fizessem a colheita do produto.

Hoje, Três Lagoas é a campeã na compra e na aquisição da Agricultura Familiar, principalmente para a Educação e Assistência Social, alcançando uma aquisição de 84%, em detrimentos aos 30% determinados por lei. Esses dados possibilitam que o Governo do Estado dê o aporte a novas demandas e propicie o desenvolvimento do município.

Reinaldo Azambuja – Governador do Estado de Mato Grosso do Sul

O Governador Reinaldo Azambuja, fez vários apontamentos sobre as benfeitorias e as aquisições para o desenvolvimento do Bolsão Sul-Mato-Grossense. Dentre elas destacamos:

Maquinários- Azambuja destacou que as entregas dos maquinários foram realizadas em etapas. Totalizando 1100 equipamentos entregues e destinados para a agricultura familiar.
A proposta que o governo tem para esse segmento da agricultura familiar é de ampliação, e para isso, recursos orçamentários na ordem de 29 milhões para a compra de mais equipamentos já foram disponibilizados para o ano de 2019.

Regularização Fundiária – para a regularização dos assentamentos em Mato Grosso do Sul, o governador solicitou uma reunião com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (DEM-MS) e com o Secretário Especial de Assuntos Fundiários Luiz Antônio Nabhan Garcia, para a realização de uma parceria e realizar uma integração para que esses títulos definitivos sejam entregues. Proporcionando assim o progresso da agricultura familiar e possibilitando através de parcerias a recuperação das estradas, principalmente estradas municipais que cortam os assentamentos.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Hospital Regional Costa Leste – o governador se reuniu os dirigentes da empresa responsável pela construção, onde foi solicitada a aceleração das obras, uma vez que o dinheiro encontra-se disponível na conta. Foi solicitada a entrega para o final de 2019. Uma vez pronto, o Hospital Regional atenderá toda a região da Costa leste e juntamente com a Universidade Federal iniciará o Hospital Escola, tornando assim um polo de referência, contando com profissionais altamente capacitados, onde poderá ser realizado o atendimento de alta e média complexidade para a população. Para a construção foi destinado um total de 54 milhões. Cerca de 28 milhões já está provisionado para a compra de equipamentos para os dois Hospitais Regionais que estão sendo finalizados o de Dourados e Três Lagoas.

Agricultura Familiar – Azambuja salienta que a organização da agricultura familiar é uma necessidade. A organização das cooperativas e das associações dos assentamentos propiciará um fortalecimento e consequentemente aumento no mercado interno, assim como aumento da competitividade de negócios e implantação de novos. Atualmente, o estado ocupa o mercado interno com aproximadamente 30% da produção própria, os outros 70% advém de outros estados.

A reeleição – Em uma avaliação dos 2 primeiros meses após a reeleição, o governador destaca que todas as obras previstas estão em andamento, salvo o projeto da readequação da Av. Clodoaldo Garcia em Três Lagoas, que por solicitação da prefeitura, dos comerciante e da Associação Comercial está sendo revisto, mas após a aprovação as obras serão retomadas.

Malha Oeste – a rede ferroviária se destaca como uma das obras prioritárias para o desenvolvimento do estado. Para isso, no dia 21 deste mês, o governador se reunirá com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para tratar desse projeto. O Ministro já se prontificou em apresentar o projeto na próxima reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) que ocorrerá em março. Com isso, poderemos avançar na concessão, investimentos e a retomada da Malha Oeste. Exemplificando, a Malha Paulista, receberá esse ano um investimento em torno de 8 bilhões de reais. E ferrovia é interligação, e melhorando as malhas ferroviárias melhora a competitividade do estado.

DNIT – a retomada das obras da BR 262 está prevista para os próximos dias. Já está previsto no orçamento da União para 2019, uma emenda de 28 milhões para o contorno rodoviário, garantindo assim os recursos necessários para o projeto, e para o início das obras do contorno rodoviário. São obras estruturantes e projetos importantes para o investimento e melhoramento da região.

UFN3 – Ainda há um impasse quanto à concessão para a empresa russa que ganhou a concessão. Reinaldo salienta a empresa já está em negociação com a MS Gás e com a Bolívia para a assinatura do contrato da compra de gás.

Desse modo, o governador relata que “Em dois meses temos um horizonte melhor para os próximos 4 anos do que tivemos nos últimos 4 anos atrás, quando começamos o governo com a pior crise do Brasil. E o segundo governo será marcado pela retomada do crescimento do nosso país. O Brasil vai voltar a crescer se fizer o dever de casa. Se aprovar as reformas estruturantes, possibilitando um desenvolvimento maior no país e em específico em Mato Grosso do Sul.”

Eduardo RochaDeputado Estadual do Mato Grosso do Sul

O Deputado relatou que “o governador Reinaldo Azambuja tem sido sensível e viu a importância e a força da nossa cidade e da nossa região no contexto da economia sul-mato-grossense”. Sua vinda foi uma confirmação do compromisso com o Prefeito Ângelo Guerreiro e com os outros prefeitos da região pelo progresso.

Rocha destaca ainda que a visita permitiu que outros pedidos do interesse da população fossem solicitados, como asfalto na MS 320, obras de infraestruturas, equipamentos para Três Lagoas. Todas as solicitações foram para ajudar a cidade de Três Lagoas e as outras cidades da região, proporcionando o crescimento em conjunto de todo o Bolsão.

O Deputado Estadual atualmente foi eleito para o cargo de vice-presidente da Câmara Legislativa, e através do seu relato: “Este cargo não é apenas meu, mas de toda a população sul-mato-grossense. E que através dele serão pleiteados outros benefícios para a região”.

Com a visita, a população se pronunciou e reivindicou várias melhorias, dentre elas: asfalto, recapeamento de ruas e avenidas, ambulâncias para os municípios entre outros. O Deputado salientou que já está em contato com as autoridades de cada município, alinhando as necessidades e deficiências, e assim criar emendas para tentar suprir todas as demandas.

Jaime VerruckSecretário da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso do Sul

O Secretário da Agricultura Familiar, Jaime Verruck relatou que as entregas de equipamentos foi possível através da ação em conjunto de todos os Deputados, e principalmente a uma política de incentivo a Agricultura Familiar.

O Estado de Mato Grosso do Sul tem uma prioridade na Agricultura Familiar, e principalmente pela regulação fundiária junto o Ministério da Agricultura, que além de regularizar a titulação desses proprietários, possibilitará alocar cerca 25 mil produtores da Agricultura Familiar em atividade produtiva.

Juntamente com a regularização, será realizado em 2019 um levantamento junto às federações dos trabalhadores e das prefeituras para verificar quais os equipamentos que faltam para que seja realizado um atendimento adequado.

Pedro Chaves – Secretário Especial de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos do Governo de Mato Grosso do Sul.

O Secretário Especial de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos, Pedro Chaves, tem como função principal realizar a intermediação do Governo do Mato Grosso do Sul com o Congresso Nacional, Ministérios, Embaixadas e investidores. Tendo um papel fundamental para fazer o nosso estado ser e estar presente no Distrito Federal. Tendo assim uma voz ativa nas ações, permitindo que o estado de Mato Grosso do Sul possa encontrar o seu caminho e a sua vocação.

Como designado pelo governador, o secretário está realizando uma análise de todos os municípios do estado, buscando a aptidão e a vocação de cada um, e partir desse levantamento aportar novas empresas e investimentos, gerando emprego e renda. Um exemplo é a viabilização da Agricultura Familiar com a entrega de patrulhas mecanizadas a qual proporcionará um aumento de produtividade, além de uma regularidade na entrega de produtos na região do Bolsão.

Dentre as responsabilidades do cargo, está o processo da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3). Neste caso, o secretário pôde corroborar para o destravamento do processo junto ao Tribunal de Contas possibilitando a abertura de licitação.

Nessa licitação um Grupo Russo foi o beneficiário, e de contra partida deu todas as garantias previstas em contrato. Atualmente, o STF bloqueou o processo, mas através de liminar concedida a poucos dias foi possível das continuidade as tratativas. Estima-se que em 90 dias tudo deva estar normalizado.

Quanto a BR 262, relatou que as obras já estão em andamento e as providências já estão sendo tomadas para garantir que os recursos sejam realocados e sejam concluídas as obras.

Ângelo Guerreiro - Prefeito da cidade de Três Lagoas.

Reinaldo Azambuja - Governador do Estado de Mato Grosso do Sul.

Eduardo Rocha - Deputado Estadual do Mato Grosso do Sul.

Jaime Verruck – Secretário da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso do Sul.

Pedro Chaves – Secretário Especial de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos do Governo de Mato Grosso do Sul.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Após mudança na lei, número de laqueaduras aumenta 78% em MS

As diretrizes para a realização do procedimento ficaram mais abrangentes, facilitando o acesso às mulheres que desejam fazer a cirurgia em todo o Estado.

Polícia Federal combate atuação de milícias digitais durante operação

A investigação teve início a partir de ofensas pessoais direcionadas a agentes públicos.

SEJUVEL abre novas turmas de atletismo e paradesporto em TL para toda a população

A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) comunica que estão abertas as inscrições para aulas de atletismo e paradesporto voltada para pessoas...