22.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 5 de maio, 2025

Brasil tem mais motéis que pousadas, segundo IBGE

Geral – 25/04/2012 – 10:04

Levantamento aponta que setor precisa melhorar para Copa e Olimpíada

Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quarta-feira (25) sobre o setor hoteleiro no Brasil revela que a segunda categoria com maior número de locais de hospedagem nas capitais e regiões metropolitanas são os motéis, com 24,8% de estabelecimentos.

Locais de hospedagem classificados como hotéis (resorts, hotéis históricos e hotéis-fazenda) vêm em primeiro com 46,9% desses estabelecimentos. As pousadas correspondem com 20% desses locais. Em termos relativos, segundo a pesquisa, a região metropolitana de Porto Alegre é a que mais tem motéis, com 37% de seus estabelecimentos de hospedagem nessa categoria. Na sequência aparecem Fortaleza (34,7%) e São Paulo (31,7%).

O levantamento é um desdobramento da primeira Pesquisa de Serviços de Hospedagem, feita em 2011, que investigou 7.479 estabelecimentos nas capitais, regiões metropolitanas das capitais e regiões integradas de desenvolvimento, as Rides. Esses locais de hospedagem concentram 327.678 unidades habitacionais (suítes, apartamentos, quartos e chalés).

O estudo ressalta que o Brasil registrou 5,2 milhões de turistas estrangeiros, patamar considerado baixo quando comparados com países como a França, que recebeu 76,8 milhões, seguida dos Estados Unidos com 59,7 milhões de visitantes de outros países, China, com 55,7 milhões, e Espanha, com 52,7 milhões de turistas.

No entanto, destaca o IBGE, os grandes eventos internacionais marcados para acontecer no Brasil, como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos, trazem a perspectiva de um aumento expressivo de ingresso de estrangeiros no Brasil, assim como a expansão do turismo nacional.

Esses mesmos eventos são apontados pela pesquisa como um desafio para o setor hoteleiro brasileiro, já que vai exigir padrões mais elevados de atendimento e qualidade nos serviços turísticos e de hospedagem. Isto porque, a mesma pesquisa mostra que 87,4% dos estabelecimentos de hospedagem são de médio e baixo conforto/qualidade dos serviços.

Esses locais se caracterizam, de acordo com a pesquisa, com estabelecimentos com acomodações com poucos equipamentos, de caráter familiar e com baixo nível de conforto. Em alguns casos, estão em prédios adaptados.

Em contrapartida, a pesquisa mostra que 12,6 dos estabelecimentos de luxo das regiões metropolitanas e capitais são considerados de luxo ou superior/muito confortável, com padrão elevado de decoração, mobília, aparelhos, instalações para eventos e esportivas, além do atendimento.

A região metropolitana de São Paulo registra o maior número de locais de hospedagem de luxo, com 174 estabelecimentos, mas, proporcionalmente, a região metropolitana do Rio vem na frente, com 18,2% desse tipo de categoria de estabelecimento de hotelaria, seguida das regiões de Curitiba, com 17,9%, Porto Alegre, com 14,4% e São Paulo, com 13,2%.

Porte

Entre as regiões que tem maior proporção de estabelecimentos com 50 unidades habitacionais ou mais se destaca a região metropolitana do Rio de Janeiro, onde os locais de hospedagem desse porte correspondem a 44,3% do total da rede, sendo que 13% têm cem unidades ou mais e 31,3% com entre 50 e 99 unidades. Na sequência aparecem as regiões de Curitiba, com 27,4%, e São Paulo, com 26,7% de estabelecimentos de sua rede com 50 ou mais acomodações.

Os estabelecimentos de menor porte, com até 19 unidades habitacionais, estão mais concentrados na região metropolitana de Florianópolis, que tem 49,8% de seus estabelecimentos com esse tamanho, e nas principais regiões metropolitanas das capitais do Nordeste como Fortaleza (39,6%), Recife (39%) e Salvador, com (38,9%).

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sig identifica suspeitos de roubo duplamente qualificado contra idoso, em Três Lagoas

Na manhã desta segunda-feira (5), agentes da SIG, a Seção de Investigação Geral da Polícia Civil de Três Lagoas, identificaram três pessoas suspeitas de...

14º Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas

A 14ª Edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, que recebeu  competidores de todas as partes do país e um grande público...

Comissão aprova projeto que proíbe cobrança de juros sobre imóvel atrasado no Minha Casa, Minha Vida

Saulo Pedroso, relator do projeto de lei que proíbe juros sobre parcela de imóvel do MCMV atrasada. (Foto: Divulgação Câmara Federal)