25.2 C
Três Lagoas
sábado, 18 de maio, 2024

Contran prorroga implantação das placas Mercosul e do CRLVe

31/12/2018 08h41
Por: Laís Eger Penha / Por Campo Grande News

Na última semana do ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou para 30 de junho de 2019 a implantação das placas Mercosul e do CRLVe (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos Eletrônicos). Anteriormente, a data limite para Mato Grosso do Sul seria até hoje (31).

O texto anterior estipulada prazos diferenciados para os Estados. Mato Grosso do Sul integrava o último bloco, que inclui Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. A nova data foi estipulada no dia 28 de dezembro.

Este é o terceiro adiamento concedido pelo Contran. No início do mês, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) havia encaminhado pedido de prorrogação de 60 dias para implantação da Placa Mercosul, alegando problemas operacionais e de logística, já que o Estado não teria empresas credenciais para a troca das placas para atender a demanda em tempo hábil.

Placa Mercosul

A Placa Mercosul foi criada para ser um padrão entre os países do Mercosul. O primeiro modelo apresentado teria uma faixa azul, com o símbolo do Mercosul, o nome e a bandeira do país, além de sete caracteres que combinam letras e números conforme a opção de cada unidade federativa. No Brasil, no entanto, foram inseridos dois novos elementos que não constavam na resolução assinada entre os países, a bandeira do Estado e o brasão do município.

No dia 28 de dezembro, o Ministério das Cidades determinou a retirada dos brasões dos novos modelos levando em conta o apelo da sociedade e de especialistas que avaliam a medida como desnecessária, já que eleva os valores cobrados. A decisão também foi oficializada pelo Governo Federal e consta na Resolução 748 do Contran.

Com a retirada dos brasões, a placa permanecerá a mesma por toda sua vida útil sem a necessidade de troca caso o proprietário se mude de município ou de Estado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Adolescente é apreendido pela segunda vez por agredir e ameaçar familiares em Brasilândia

Menor chegou até mesmo a ameaçar os policiais de morte, quando saísse da UNEI.

Reajuste dos servidores do Estado deve ser pago em junho

O aumento de 3,73% foi aprovado nessa quinta-feira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul por maioria de voto, mas ainda vai para uma segunda votação.

Operação Cosud: 333 pessoas presas e 3 toneladas de drogas apreendidas em MS

A Operação Cosud, realizada entre os dias 8 e 12 de maio, no Estado de Mato Grosso do Sul, resultou na apreensão de mais...