33 C
Três Lagoas
sábado, 4 de maio, 2024

Profissionais da saúde são capacitados para atender casos de dengue

Capacitação seguiu protocolo de procedimentos na classificação de risco e manejo de pacientes do Ministério da Saúde.

05/12/2018 14h15
Por: Gabriele Benati

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento, realizou nesta semana a capacitação de enfermeiros, coordenadores das unidades de atenção básica de saúde, assim como aos médicos, que atendem nessas unidades.

A finalidade foi orientar e atualizar profissionalmente os servidores da Saúde sobre os protocolos de classificação de risco, atendimento, manejo e encaminhamento de pacientes com sintomas de suspeita de dengue, determinados pelo Ministério da Saúde.

A mesma capacitação, ministrada pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Adriana Louro Spazzapan, foi direcionada à equipe de enfermagem e médicos da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24horas.

“Foi uma atualização profissional de atendimentos e orientações práticas de procedimentos que devem ser adotados aos pacientes que apresentam sintomas de suspeita de dengue”, resumiu Adriana.

Além das orientações sobre os procedimentos de coleta de sangue, a enfermeira Adriana também orientou sobre o uso do chamado teste “prova do laço”, como exame rápido que ajuda a identificar a fragilidade dos vasos sanguíneos e a tendência ao sangramento.

Este exame é rápido e prático e faz parte das recomendações da OMS para diagnóstico inicial dos sintomas da dengue, mas que não dispensa os devidos e apropriados hemogramas exames sorológicos do sangue do paciente com sintomas de dengue.

SINTOMAS DA DENGUE

Pacientes com sintoma de dengue devem procurar a unidade de atenção básica de saúde mais próxima de sua residência, na área de abrangência do seu Bairro, a unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou unidade de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) ou ainda Unidade Básica de Saúde (UBS), ou seja, a unidade de atenção básica, conhecidos popularmente como Posto de Saúde.

A SMS de Três Lagoas vem orientando a população sobre a importância de procurar atendimento na unidade de saúde, logo que forem percebidos os seguintes sintomas: febre contínua de quatro a sete dias, acima de 38,5º C; manchas na pele, a partir do quarto dia de febre; dores musculares intensas; leves dores nas articulações; e sangramentos, apesar de raros, podem ocorrer; e outros.

Compete à equipe das Unidades Básicas de Saúde, por meio do médico, o encaminhamento do paciente, quando necessário, para procedimentos especializados e hospitalares.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Maior fábrica de celulose do mundo é do Brasil e vai entrar em operação

No cenário global, um acontecimento de extrema relevância está prestes a acontecer no setor da celulose. A maior fábrica do mundo, localizada na cidade...

Prefeitura e Governo do Estado abrem 10 novos leitos para Gestação de Alto Risco no Hospital Auxiliadora

Ação visa complementar atendimento da linha materno-infantil da unidade.

Mais de 300 kg de maconha que seriam levados para Três Lagoas são apreendidos pela PRF

Motorista admitiu aos policiais que realizaria transporte da droga para pagar uma dívida.