35 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Fibria investe em sistema de monitoramento por câmeras na colheita de eucalipto e melhora gestão operacional

Iniciativa busca aperfeiçoar capacitação operacional e aumentar produtividade, além de ganhos em segurança e taxa de utilização das máquinas

27/11/2018 13h59
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, investe em tecnologia para aumentar a produtividade em sua unidade em Três Lagoas (MS). Por meio do Projeto Floresta Inteligente, máquinas de operações florestais foram equipadas com câmeras e passaram a ser monitoradas. A estratégia resultou em mais segurança, qualidade nas operações e ganhos de produção na ordem de 10%.

As máquinas receberam duas câmeras cada – uma interna e outra externa -, que acompanham todos os movimentos dos equipamentos. Os vídeos são analisados pelos técnicos de operação e desenvolvimento, que detectam os pontos a serem melhorados, incluindo indicativos para garantir a capacitação dos operadores e o respeito às normas de segurança e ergonomia. As imagens ficam armazenadas por 10 dias e os técnicos têm acesso a todo o conteúdo.

“As imagens captadas trazem dados importantes, que permitem identificar detalhes como resíduos nas pilhas de madeira e movimentos desnecessários das máquinas. Isso possibilitou a melhoria da gestão das atividades e trouxe benefícios para a produtividade, além de elevar a taxa de vida útil dos equipamentos”, afirma Tomás Balistiero, gerente-geral de Operações Florestais da Fibria no Mato Grosso do Sul.

Floresta Inteligente

A partir de um diagnóstico, a Fibria estruturou a gestão de iniciativas de digitalização no Projeto Floresta Inteligente, liderado pela área Florestal. Foi criada uma arquitetura de coleta, comunicação, análise e disponibilização de dados, em que todas as ações de novas tecnologias são centralizadas no Projeto Floresta Inteligente.

São quatro frentes de implementação de novas tecnologias: plantio (silvicultura), colheita, logística de madeira e análise sistêmica de dados. Mais de 50 projetos já foram implementados até o momento.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

À Rádio Caçula, ministra diz que redução da importação de fertilizantes pode refletir na redução de preços ao consumidor

Simone Tebet salientou que pode ser um sinal para a redução da dependência de aproximadamente 15% da dependência da importação de nitrogenados, assim que a UFN3 estiver em funcionamento em Três Lagoas.

Alunos da AEMS de Três Lagoas são finalistas do Festival da Juventude de Mato Grosso do Sul

Caio Gabriel Dias Jurado, Leticya Guimarães de Freitas e Luiz Renato de Souza Santos explicaram sobre seus projetos em entrevista à Rádio Caçula nesta segunda-feira (29).

Semana começa com 137 vagas de emprego disponíveis para Três Lagoas na Casa do Trabalhador

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio.