23.2 C
Três Lagoas
domingo, 28 de abril, 2024

Educação é destaque no Programa Encontro com Fátima Bernardes com projeto Sussurrofone

O programa evidenciou o projeto desenvolvido pela Escola Municipal “Olyntho Mancini”.

24/10/2018 13h10
Por: Gabriele Benati

Mais uma vez Três Lagoas é destaque nacional. O Programa da Rede Globo “Encontro com Fátima Bernardes” apresentou na manhã desta quarta-feira (24) uma matéria sobre a ação desenvolvida pela Escola Municipal “Olyntho Mancini” aos alunos, por meio de um aparelho de telefone confeccionado com tubos e conexões de PVC denominado Sussurrofone.

A matéria mostrou o projeto da professora Rosenir Araújo Gomes inspirado no Whisper Phone (aparelho encontrado em escolas americanas), que foi adaptado no Brasil para ser utilizado nas escolas públicas municipais. Os alunos utilizarão o aparelho diariamente em disciplinas tais como língua portuguesa, história, geografia ou qualquer outra que envolva leitura e escrita.

De acordo com o diretor Jeferson Martins, foi identificado em reuniões periódicas com o corpo diretivo e o corpo pedagógico que aproximadamente 27% das crianças apresentavam dificuldades na leitura. Pensando em resolver esta problemática surgiu a ideia de utilizar o “sussurrofone”.

“Dentre algumas estratégias, nós procuramos ações que pudessem resolver essa problemática. Para isso, a professora Rosenir nos apresentou esta ferramenta que permite que as crianças possam ouvir a sua própria voz; que os alunos mais inibidos possam ter mais autonomia para ler e, de uma forma lúdica, seja possível motivar os alunos para diminuirmos o número de crianças com esta problemática”, ressaltou o diretor da Escola.

Rosenir explicou que “o sussurrofone ajuda a criança a ouvir melhor enquanto pratica a leitura e escrita. A melhora na concentração das crianças é muito significativa, pois elas conseguem se ouvir, melhorando a compreensão das sílabas e dos sons das letras como o T, o D, o B e P que eles estavam confundindo”, disse.

Os alunos envolvidos e os pais aprovaram o projeto. A aluna Izadora Freitas Souza Vital, de sete anos, contou que aprendeu com mais facilidade a separar e distinguir as sílabas e as consoantes das palavras com a engenhoca.

A apresentadora discutiu o assunto em seguida com seus convidados. Confira o vídeo da matéria do Programa clicando AQUI.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Família é salva por airbag após forte colisão no lado paulista da BR 262

Motorista, além de uma mulher e uma criança foram socorridos ao Hospital Auxiliadora em Três Lagoas.

Informalidade de empregadas domésticas aumentou após pandemia

Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas é comemorado neste sábado Depois que engravidou, em 2018, a empregada doméstica piauiense Clemilda Alves chegou a temer o futuro....

Morador denuncia despejo de esgoto em terreno no JK

Água parada, segundo o denunciante, já estaria com larvas do Aedes aegypti, além do mau cheiro.