17.6 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho, 2026

Saúde encerra processo de construção de protocolos na assistência de enfermagem

Cronograma de treinamento profissional, elaboração e validação legal de documento, por meio de Lei Municipal, são os próximos passos.

24/10/2018 08h22
Por: Gabriele Benati

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Saúde Coletiva e em parceria com a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas (CPTL), do Curso de Enfermagem da Associação de Ensino de Mato Grosso do Sul (AEMS) e com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (COREN-MS), desde o início do mês de julho, vem promovendo “encontros de construção dos Protocolos na Assistência de Enfermagem em Três Lagoas”.

Esse processo inicial de construção e definição dos protocolos chegou à fase final dos procedimentos que serão concluídos, seguindo um cronograma de treinamento dos profissionais de Enfermagem e a elaboração e validação de documento, que deverá ser encaminhado à Câmara Municipal, para apreciação e votação dos vereadores para se transformar em instrumento legal, para, posteriormente, ser seguido em todas as unidades da SMS de Três Lagoas.

A conclusão desta fase do processo de definição dos protocolos para Assistência de Enfermagem na Saúde de Três Lagoas foi no início da tarde desta terça-feira (23), nas dependências das Faculdades AEMS, na presença da assessora de Saúde da Família da SMS, enfermeira Fabiana Cardoso da Silva, representando a secretária de Saúde, Angelina Zuque.

Na oportunidade, a enfermeira Fabiana agradeceu o empenho e o envolvimento de todos os profissionais da Saúde no processo de construção dos protocolos.

“Nossos próximos passos serão a validação junto ao Município e a implantação e adequações que se fizerem necessárias para a finalização e encaminhamento à Câmara Municipal para se transformar em Lei”, explicou Fabiana.

Desde o seu início, as atividades de “construção dos protocolos para assistência de Enfermagem na Saúde de Três Lagoas” são coordenadas pela enfermeira e professora da Faculdade de Enfermagem da UFMS, Kaelli Virgínia Saraiva. Ela também representa o COREN-MS, como integrante da Câmara Técnica da Saúde da Mulher.

Junto com ela, vem participando também da coordenação dos trabalhos a enfermeira, professora da AEMS e diretora da SMS, Tânia Regina Adorno Manhani.

“Estamos trabalhando e praticamente concluindo o processo de construção dos protocolos para definição das competências da enfermagem, nas variadas ações de assistência à Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde Mental, IST/Aids, Hanseníase e Tuberculose e Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus”, resumiu a enfermeira.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Uma das maiores Campanhas do Agasalho já realizadas em Três Lagoas inicia entrega às famílias em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Três Lagoas iniciou, na tarde desta sexta-feira, 26 de junho, a entrega dos agasalhos e cobertores arrecadados durante a Campanha do...

VÍDEO: Casa do Trabalhador oferecerá vagas e orientação profissional na 1ª Feira da Cidadania

A população de Três Lagoas contará com diversos serviços gratuitos durante a 1ª Feira da Cidadania, que será realizada neste sábado (27), das 7h...

VÍDEO: Misto recebe o Aquidauanense neste sábado em Três Lagoas pela Série B estadual

O Misto Esporte Clube, o Carcará da Fronteira, volta a campo neste sábado (27) pela segunda rodada da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense de...