24.6 C
Três Lagoas
sábado, 11 de abril, 2026

Atenção à saúde bucal é exposta em Conferência Latino-Americana de Saúde

O evento aconteceu na Universidade de Franca (SP) reuniu cerca de 800 profissionais da Saúde de todas as regiões do Brasil.

23/10/2018 10h41
Por: Gabriele Benati

A área de atenção à Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, representada pelo cirurgião dentista Ramez Hassan Mahmoud, lotado na unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Interlagos foi destaque e chamou à atenção na Mostra Latino-americana de Promoção de Saúde, em Franca (SP), no período de 8 a 10 de outubro.

Simultaneamente, no mesmo período, a Universidade de Franca – INIFRAN promoveu os seguintes eventos: 6ª Conferência Regional Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, 3º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção de Saúde e o 3º Seminário de Promoção da Saúde do Interior Paulista. Estima-se que mais de 800 profissionais de várias áreas de Saúde pública e particular participaram desses eventos.

“Na oportunidade, apresentei minha experiência de assistência à saúde bucal no Instituto de Longa Permanência de Idosos ‘Euripedes Barsanulpho’, que fica na área de abrangência da ESF Interlagos”, contou Ramez.

“Essa experiência de assistência a idosos foi considerada inédita pelos participantes, porque idoso cuidado pela família possui uma realidade de vida e o idoso em situação de longa permanência vive uma outra realidade, até então não percebida”, comentou o cirurgião dentista de Três Lagoas.

“Minha experiência foi avaliada como inédita, porque a área de atenção à saúde bucal das pessoas idosas pouco ou nada despertava interesse dos profissionais dessa área”, disse.

O cirurgião dentista fez questão de reconhecer que, “a minha experiência de atenção à saúde bucal dos idosos obteve sucesso, graças ao apoio que recebi da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da secretária de Saúde, Angelina Zuque, a coordenadora de Saúde Bucal, dentista Acácia Gimenes Barreto e o apoio e incentivo da coordenadora da ESF Interlagos, enfermeira Fabrícia Tatiane da Silva Zuque Lemes”, reconheceu.

Com o apoio da SMS de Três Lagoas, que forneceu também equipamento móvel-portátil para os devidos procedimentos, os idosos do Lar “Euripedes Barsanulpho” receberam atenção de Saúde Bucal que resultou “na eliminação de focos dolorosos de infecção e também a reabilitação dos pacientes para mastigação mais saudável e adequada, por meio de próteses dentárias”, resumiu Ramez Mahmoud.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional Magid Thomé muda atendimento e passa a operar apenas por regulação estadual

A partir de 4 de maio, unidade deixa de receber demanda espontânea e reforça foco em casos de média e alta complexidade

Encontro estadual tem foco no desenvolvimento dos municípios

UCV/MS Summit reuniu lideranças e destacou avanços econômicos e sociais apresentados pelo governador Eduardo Riedel

STJ rejeita uso de inteligência artificial como prova em ação penal

Caso de racismo envolveu uso de software para confirmar ofensa