21.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Curso de apicultura reúne produtores de Três Lagoas e região

O principal objetivo foi orientar a instalação correta de um apiário de abelhas da espécie Apis Mellifera, utilizando as normas e procedimentos adequados.

23/10/2018 09h18
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

Realizado entre os dias 15 e 17 de outubro, o curso Apicultura Básica promovido pelo Sindicato Rural de Três Lagoas (MS) com apoio do Senar/MS e da Famasul reuniu onze produtores rurais da região leste de Mato Grosso do Sul.

O principal objetivo foi orientar a instalação correta de um apiário de abelhas da espécie Apis Mellifera, utilizando as normas e procedimentos adequados.

Para isso, os participantes tiveram acesso a um rico conteúdo, que abordou, entre outros temas, o histórico da apicultura, os custos para implantação de um apiário e a importância do uso de materiais de segurança e manejo adequados.

Com aulas práticas realizadas na Fazenda Caçula, o instrutor Eloy Bortolini pode demonstrar, por exemplo, como instalar e formar um apiário, transportar colmeias e livrá-las de pragas, doenças e predadores naturais.

Mato Grosso do Sul se destaca neste ramo de atividade, com produção anual de 52 quilos de mel por colmeia. O índice é considerado atualmente o maior do Brasil, com quase três vezes mais produto que a média nacional. O estudo é da Federação de Apicultura e Meliponicultura do Estado (FEAMS).

Com ambiente e espaço adequados, áreas de matas e cerrado, clima ideal e diferentes tipos de florada, a produção é potencializada em todas as regiões de MS, em especial o leste. De acordo com o último levantamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – o Estado ocupa a 10ª posição do ranking de produção do país, com mais de 835 mil quilos de mel extraídos por ano.

Em cinco anos a produção cresceu 21,6%. São quase 30 mil apiários espalhados, sendo que os municípios que mais produzem o alimento são Três Lagoas, Jardim e Chapadão do Sul. Ainda conforme a Federação, 80% do mel produzidos aqui, vão para outros estados.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

FAKE NEWS: Radialista é dado como morto em Três Lagoas

Na noite deste sábado (27), o radialista do grupo de Comunicação Caçula FM, Benê Soares, foi vítima de uma 'fake news' em Três Lagoas. Informações...

Domingo tem previsão de sol e probabilidade de chuvas no Centro-Oeste de MS

Com temperaturas acima da média e baixa umidade relativa do ar, este domingo (28) encerra a semana com previsão de sol e pouca nebulosidade...

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais A ex-empregada doméstica Marinete Silva, de 43 anos de idade, trabalha hoje como...