35 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Crianças recebem atendimento especial na ESF Santa Rita

Juntamente com atividades lúdicas e recreativas, as crianças passaram por avaliações de peso e medida, orientações sobre alimentação, saúde bucal e verificação e controle da Caderneta de Vacinação.

04/10/2018 14h24
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Santa Rita, promoveu uma série de ações, especialmente voltadas às crianças de famílias atendidas por esta unidade, na quarta-feira (3).

Juntamente com atividades lúdicas e recreativas, as crianças passaram por avaliações de peso e medida, orientações sobre alimentação, saúde bucal e verificação e controle da Caderneta de Vacinação, com a finalidade de “acompanhamento do crescimento e desenvolvimento saudável das crianças”, explicou a secretária de Saúde, Angelina Zuque.

“Este é um acompanhamento mensal, que é feito em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde de Três Lagoas, para que nossas crianças cresçam sadias e longe de doenças”, comentou.

“A obrigação de levar os filhos à Unidade de Saúde mais próxima de suas casas, para estes procedimentos, é dos pais e está nas regras do Programa Bolsa Família. São as chamadas condicionalidades, ou seja, os compromissos das famílias beneficiárias desse programa, nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social”, explicou a secretária Angelina.

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa federal de transferência direta de renda à famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza com o objetivo de promover seu acesso aos direitos sociais básicos de todo o cidadão.

O Programa é realizado por meio repasse de auxílio financeiro às famílias, mas também vinculado ao cumprimento de compromissos na Saúde, Educação e Assistência Social, ou seja, o cumprimento das chamadas “condicionalidades”.

Nas ações do SUS – Sistema Único de Saúde, “por meio do trabalho das nossas equipes de Agentes Comunitários de Saúde”, como lembrou a secretária Angelina, as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família recebem atenção especial, já a partir do pré-natal no acompanhamento da saúde das gestantes e na imunização das crianças por meio das vacinas do Calendário Vacinal, determinado pelo Ministério da Saúde para serem aplicadas nas várias etapas do crescimento da criança.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

À Rádio Caçula, ministra diz que redução da importação de fertilizantes pode refletir na redução de preços ao consumidor

Simone Tebet salientou que pode ser um sinal para a redução da dependência de aproximadamente 15% da dependência da importação de nitrogenados, assim que a UFN3 estiver em funcionamento em Três Lagoas.

Alunos da AEMS de Três Lagoas são finalistas do Festival da Juventude de Mato Grosso do Sul

Caio Gabriel Dias Jurado, Leticya Guimarães de Freitas e Luiz Renato de Souza Santos explicaram sobre seus projetos em entrevista à Rádio Caçula nesta segunda-feira (29).

Semana começa com 137 vagas de emprego disponíveis para Três Lagoas na Casa do Trabalhador

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio.