17.7 C
Três Lagoas
domingo, 17 de agosto, 2025

Três-lagoense representa MS em competição nacional de Para-Badminton

20/09/2018 17h26
Por: Gabriele Benati

A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), com o apoio da Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realizará nos dias 21, 22 e 23 de setembro, o 4º Campeonato Brasileiro de Para-Badminton, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Pela primeira vez, Mato Grosso do Sul terá um representante nesta competição. É o três-lagoense Yuke Roberto Rodrigues, aluno do Projeto SED-MS Fundesporte da Escola Estadual “Bom Jesus”, quem vai defender o Município e o Estado na modalidade.

Acompanhado do técnico e professor Roney Araújo, Yuke já está na capital paulista, onde estão sendo realizadas as classificações e reclassificações dos atletas. Roney auxilia o aluno em toda maratona de treinos e acredita que o jovem tem ótimas chances de vencer.

“Yuke é muito persistente e disciplinado em relação ao esporte, o que já faz dele um campeão”, disse. No ano passado, ele conquistou medalha de prata de badminton, individual, nos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (JOJUMS).

O atleta conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), Associação dos Aposentados da CESP, do diretor da Escola Bom Jesus, José Bento de Arruda e associações esportivas.

Para-Badminton

O Para-Badminton é o badminton estruturado para pessoas com deficiências físicas. Atletas em cadeira de rodas e andantes utilizam uma raquete para golpear uma peteca na quadra dos adversários competindo em provas individuais, duplas (masculinas e femininas) e mistas em seis classes funcionais diferentes.

Em 1995, foi criada a Associação Internacional de Badminton para Deficientes (IBAD) para gerir a modalidade. Em 2009, teve o seu nome alterado para Federação Mundial de Para-Badminton.

No Brasil, o esporte foi introduzido em 2006, pelo professor Létisson Samarone Pereira, no Distrito Federal. Também aconteceram no DF as primeiras competições oficiais da modalidade – estaduais (2008) e nacionais (2009). Desde 2011, o Brasil participa de todos os campeonatos internacionais da modalidade.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Varzeano 2025 define campeão neste domingo em Três Lagoas

Finais acontecem no Recanto do Galo com promessa de jogos disputados e casa cheia A temporada 2025 do Campeonato Varzeano de Três Lagoas chega ao...

Portaria estabelece requisitos de programa que permite venda de produtos de origem animal

Com a adesão, produtos como queijos, mel, embutidos e outros de origem animal, poderão ser vendidos em todo o Estado desde que estejam inscritos no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município em que são fabricados.

Grêmios estudantis assumem protagonismo no enfrentamento à violência contra a mulher

O programa envolve gremistas das 337 escolas da Rede Estadual, distribuídas nos 79 municípios, em uma jornada de 40 horas formativas.