24.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de novembro, 2025

Alunos que usam transporte rural participam de palestra sobre sexualidade

As palestras estão sendo realizadas mensalmente para conscientizar os alunos sobre as boas práticas de ir e vir com segurança dentro do transporte.

20/09/2018 14h43
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

Dando continuidade a solicitação do Ministério Público, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), de Três Lagoas, realizou na manhã desta quinta-feira (20) a Palestra “Sexualidade na Adolescência, Vulnerabilidade e Prevenção” para aproximadamente 140 alunos do 5º ao 1º ano das Escolas Estaduais “Afonso Pena”, “Dom Aquino” e Escola Municipal “Ramez Tebet” que utilizam o transporte Rural da Cidade.

Segundo a psicóloga do Núcleo de Educação Especial (NUESP), Ludimila Testi Agutoli, as palestras, divididas em quatro temáticas, estão sendo realizadas mensalmente para os alunos que utilizam o transporte rural no sentido de conscientiza-los sobre as boas práticas de ir e vir com segurança dentro do transporte.

“No primeiro mês, abordamos o tema das drogas, hoje abordamos a sexualidade e nos próximos encontros falaremos da importância dos estudos e das boas amizades. Acreditamos que temas como estes são de grande importância para a vida acadêmica e, principalmente, para a vida social”, comentou.

PALESTRA

De acordo com a doutora em Tocoginecologia na Área de Ciências Biomédicas da UNICAMP e Mestre em Saúde Coletiva, Anecy de Fátima Faustino Almeida, “é de grande importância informar os adolescentes sobre o funcionamento do corpo deles e suas atitudes a frente das relações sociais e gerais, porque esta fase é de altíssima vulnerabilidade, por causa de sentimentos de onipotência e da educação machista”, disse.

Ainda segundo Anecy, que também é psicóloga, professora e pesquisadora em Desenvolvimento Humano e Sexualidade na Adolescência, a educação machista começa na infância na vida das meninas e na adolescência na dos meninos. “Nas meninas é quando elas são vestidas, ainda quando bebês e crianças, com roupas adultas e sensuais e os meninos por uma pressão dos outros homens e coerção para uma sexualidade ativa”, explicou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista fica ferido após enroscar em fio de internet solto

Cabo pendurado atravessava a Rua Teutônio Pimentel Mendes, no Jardim Caçula; moradores relatam recorrência do problema. Um motociclista de 27 anos ficou ferido após ter...

Atriz e diretora três-lagoense Déia Fernandes leva “Puerpéria” aos palcos de MS

Solo teatral aborda vivências femininas, violência simbólica e pós-parto, onde apresentações começam no próximo dia 22 em Três Lagoas.

Caçula: 70 anos no ar

A voz que cresceu com Três Lagoas Há histórias que nascem junto com as cidades. Que não apenas contam o tempo, mas o moldam, o...