27 C
Três Lagoas
domingo, 16 de agosto, 2026

Israel diz que corte de gás do Egito é disputa empresarial

Internacional – 23/04/2012 – 11:04

JERUSALÉM, 23 Abr (Reuters) – Tentando evitar mais estragos nas suas relações com o Egito, o governo israelense atribuiu nesta segunda-feira a uma disputa empresarial – e não a uma crise diplomática – a suspensão no fornecimento de gás natural do Egito para Israel.

O chanceler Avigdor Lieberman admitiu a rádios israelenses que a suspensão “não é um bom sinal”, mas acrescentou: “Queremos entender isso como uma disputa comercial. Acho que transformar uma disputa empresarial em uma disputa diplomática seria um erro”.

De acordo com ele, Israel tem interesse em manter o tratado de paz. “Achamos que isso seja também do interesse supremo do Egito”, afirmou.

A empresa egípcia Egas confirmou no domingo o cancelamento de um contrato de abastecimento que vigorou durante 20 anos, e pelo qual o Egito fornecia 40 por cento do gás natural usado em Israel.

O presidente da Egas, Mohamed Shoeib, disse à TV Hayat que a causa não foi política, e sim “porque a outra parte não cumpriu seus compromissos”.

O Egito foi o primeiro país árabe a selar a paz com Israel, em 1979. As relações bilaterais estão abaladas desde a rebelião popular do começo de 2011 que derrubou o presidente Hosni Mubarak.

Por causa de constantes sabotagens no gasoduto que passa pela desértica península do Sinai, Israel já havia alertado para o risco de desabastecimento energético no próximo verão.

(Reportagem adicional de Dina Zayed no Cairo e Ari Rabinovitch em Jerusalém)

Copyright Thomson Reuters 2011

Fonte: R7/Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ciúmes por causa de uma rosa termina com mulher agredida após balada no Jardim Primaveril

Mulher de 38 anos relatou ter sido atingida com socos nas costas pelo marido, de 33, após sair de uma balada, onde vítima solicitou uma medida protetiva contra agressor

Bicicleta é furtada de CEI no Centro de Três Lagoas

Vítima deixou a veículo no local durante o trabalho e descobriu o furto ao fim do expediente, onde câmeras de segurança podem ajudar a identificar o responsável pelo crime

Candidatos de MS já podem pedir votos a partir deste domingo

Inicio da propaganda das Eleições 2026 será liberada a partir de 16 de agosto, onde candidatos, partidos e federações passam a disputar a atenção dos eleitores em todo o país
error: Conteúdo Protegido