24.7 C
Três Lagoas
sábado, 14 de fevereiro, 2026

Israel diz que corte de gás do Egito é disputa empresarial

Internacional – 23/04/2012 – 11:04

JERUSALÉM, 23 Abr (Reuters) – Tentando evitar mais estragos nas suas relações com o Egito, o governo israelense atribuiu nesta segunda-feira a uma disputa empresarial – e não a uma crise diplomática – a suspensão no fornecimento de gás natural do Egito para Israel.

O chanceler Avigdor Lieberman admitiu a rádios israelenses que a suspensão “não é um bom sinal”, mas acrescentou: “Queremos entender isso como uma disputa comercial. Acho que transformar uma disputa empresarial em uma disputa diplomática seria um erro”.

De acordo com ele, Israel tem interesse em manter o tratado de paz. “Achamos que isso seja também do interesse supremo do Egito”, afirmou.

A empresa egípcia Egas confirmou no domingo o cancelamento de um contrato de abastecimento que vigorou durante 20 anos, e pelo qual o Egito fornecia 40 por cento do gás natural usado em Israel.

O presidente da Egas, Mohamed Shoeib, disse à TV Hayat que a causa não foi política, e sim “porque a outra parte não cumpriu seus compromissos”.

O Egito foi o primeiro país árabe a selar a paz com Israel, em 1979. As relações bilaterais estão abaladas desde a rebelião popular do começo de 2011 que derrubou o presidente Hosni Mubarak.

Por causa de constantes sabotagens no gasoduto que passa pela desértica península do Sinai, Israel já havia alertado para o risco de desabastecimento energético no próximo verão.

(Reportagem adicional de Dina Zayed no Cairo e Ari Rabinovitch em Jerusalém)

Copyright Thomson Reuters 2011

Fonte: R7/Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Conselho Tutelar se pronuncia após denúncias envolvendo criança no Centro de Três Lagoas

Mirian Herrera afirmou que Conselho tem atuado no caso e relatou ameaças durante abordagens relacionadas ao fato, registrado na última quarta-feira

Motorista morre após carreta boiadeira tombar na BR 158 em Três Lagoas

Cabine foi esmagada com o impacto, onde carga de gado se espalhou pela pista e mobilizou PRF e Corpo de Bombeiros

‘Dom’ morre após confronto com a Força Tática no Novo Oeste

Guilherme Josué Pena Alves, de 19 anos chegou à ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no Hospital Auxiliadora