21.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 27 de fevereiro, 2026

Projeto que previa ações contra violência nas escolas é vetado pelo Governo do Estado

Justificativa é que medida invade a competência exclusiva do Executivo estadual

04/09/2018 09h32
Por: Deyvid Santos

O Governo de Mato Grosso do Sul vetou o projeto de lei que previa medidas de proteção aos servidores nas escolas estaduais, em caso de violência. A proposta havia sido aprovada na Assembleia Legislativa do Estado.

Segundo o Diário Oficial do Estado desta terça-feira (dia 4), embora “louvável”, o projeto interfere na atribuição do Executivo por tratar do funcionalismo público.

“Insere-se na iniciativa do Governador do Estado as leis que disponham sobre o regime jurídico dos servidores públicos do Estado e sobre a criação, a estrutura e as atribuições das Secretarias e dos órgãos da administração pública”.

Entre as medidas que estavam previstas, seminários e debates sobre o tema, assim como ações imediatas em caso de agressões e ameaças feitas por alunos.

Também seria montada uma equipe multidisciplinar na Secretaria de Educação, para mediar os conflitos nas escolas, com o devido apoio e acompanhamento para quer for vítima de violência. A proposta ainda previa um espaço online para que os servidores possam denunciar as agressões e ameaças.

Em caso de agressão, a chefia iria acionar a Polícia Militar para registrar o ocorrido, encaminhar o servidor para atendimento médico, assim como comunicar os responsáveis dos alunos e o Conselho Tutelar.

Para vítima, a ideia é que fosse dada a possibilidade de mudar de turno ou local de trabalho, assim como opção de afastamento se desejasse.

O governo justifica, ainda, que existe regimento escolar, aplicável em “toda a rede de ensino”. “Dispõe de seção própria que disciplina o comportamento dos seus alunos e das atribuições dos gestores escolares”.

Neste documento há deveres e proibições direcionadas aos alunos, além das punições previstas. Ou seja, contempla o que a lei previa. O regimento prevê também que os gestores devem comunicar à polícia e o Conselho Tutelar, caso a conduta do estudante configure ato infracional.

O deputado Maurício Picarelli (PSDB), autor da medida, havia justificado a proposta em virtude dos casos de agressão cometidos por estudantes, especialmente contra professores.

O veto vai ser encaminhado à casa de leis, que vai analisar se o derruba ou mantém. Neste último caso, a proposta será arquivada.

Informações do site Campo Grande News

Estudantes ao chegar à escola estadual em Campo Grande. (Foto: Saul Schramm/Arquivo).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-feira será de sol forte e calor de até 33°C em Três Lagoas

CEMTEC-MS aponta tempo firme, baixa umidade e possibilidade de pancadas isoladas de chuva

Andradina: Suspeito de feminicídio é preso ao tentar fugir em MS

Companheiro da vítima foi localizado pela PM em Água Clara após troca de informações entre as polícias de SP e Mato Grosso do Sul

Projeto com foco em consumo consciente promove educação energética em Três Lagoas

Iniciativa da Neoenergia Elektro ensina como evitar desperdícios e adotar práticas simples para economizar energia no dia a dia Entre os dias 2 e 6...