19.8 C
Três Lagoas
domingo, 20 de julho, 2025

Sarkozy e Hollande disputarão 2º turno na França

Internacional – 23/04/2012 – 08:04

O candidato socialista nas eleições presidenciais da França, François Hollande, conseguiu neste domingo cerca de 28,63% dos votos, vencendo o primeiro turno. O atual presidente, Nicolas Sarkozy, ficou com 27,08%, segundo resultados oficiais ainda não definitivos – falta computar dados de eleitores residentes no exterior. Mas os dados são suficientes para confirmar que ambos candidatos passaram para o segundo turno, que será disputado no dia 6 de maio.

Nas próximas horas, serão incluídos no resultado nacional os votos obtidos pelos candidatos de franceses que residem no exterior – que não deve alterar o panorama de um segundo turno com Hollande e Sarkozy.

A terceira posição ficou com a candidata da Frente Nacional, Marine Le Pen, que obteve 18,01% dos votos, segundo os números fornecidos pelo Ministério do Interior.

Em seguida aparece o candidato de esquerda, Jean-Luc Mélenchon, com 11,13%, e o centrista François Bayrou, que conseguiu 9,11% dos sufrágios.

Hollande venceria 2º turno

O candidato socialista, vencedor do primeiro turno da eleição presidencial francesa, derrotaria Sarkozy no segundo turno com pelo menos 54% dos votos, segundo pesquisas divulgadas neste domingo pelos institutos Ipsos e Ifop.

Estas pesquisas confirmam as previsões das sondagens realizadas antes do primeiro turno, realizado neste domingo.

Segundo a pesquisa do Ifop, 48% dos eleitores de Marine Le Pen, a candidata de extrema-direita que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, votarão em Nicolas Sarkozy no segundo, 31% votarão em François Hollande e 21% se absterão ou votarão em branco.

Daqueles que votaram no candidato da esquerda radical, Jean-Luc Mélenchon, 83% no votarão no candidato socialista.

Os eleitores do centrista François Bayrou se dividiriam em três partes: 38% para Nicolas Sarkozy, 32% para François Hollande, 30% se absterão ou votarão em branco.

Franceses no Brasil ficam com Sarkozy

O presidente e candidato à reeleição Nicolas Sarkozy (UMP, centro-direita) foi o grande vencedor para o eleitorado francês que mora no Brasil. De acordo com a Embaixada francesa, Sarkozy obteve 41,9% dos votos, enquanto Hollande reuniu 29,9%. A taxa de abstenção, no entanto, foi altíssima. De 15.050 franceses habilitados para votar no Brasil, apenas 4.276 o fizeram – 28,5% do total.

Em terceiro lugar, aparece Jean-Luc Mélenchon (PG, de extrema-esquerda), com 8,8%; em seguida, François Bayrou (MoDem, centro), com 7,8%; Eva Joly (EELV, ecologista), com 5,3%; e Marine Le Pen (FN, extrema-direita), com 4,2% dos votos.

Fonte: Midiamax/UOL Mundo / WQ

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Novo medicamento que previne HIV pode ser mil vezes mais barato na versão genérica, diz estudo

Um estudo internacional publicado em junho na revista científica Lancet avaliou que uma versão genérica do lenacapavir, novo medicamento considerado revolucionário na prevenção do...

Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia

Lei atual permite uso de imóvel como garantia em mais de um empréstimo Os clientes pessoas físicas da Caixa Econômica Federal com financiamento imobiliário ativo...

Inscrições abertas para o “Treinão dos Poderes 2025” em Três Lagoas; participe

Três Lagoas será palco da próxima edição do “Treinão dos Poderes 2025”, evento esportivo que une saúde, integração e valorização do servidor público. A...