24.2 C
Três Lagoas
sábado, 4 de maio, 2024

Primeira Feira Nacional do Livro é debatida com equipe da IFMS

Feira é uma extensão do projeto “Chá com letras e Filosofia” com o objetivo de disseminar o conhecimento com toda a população três-lagoense.

10/08/2018 16h58
Por: Gabriele Benati

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura, recebeu na manhã desta sexta-feira (10), a equipe do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para estudarem a possibilidade de a Prefeitura apoiar a extensão do projeto “Chá com letras e Filosofia” para a Primeira Feira Nacional do Livro a ser realizado em 31 de outubro na Biblioteca Municipal “Rosário Congro”.

Segundo a coordenadora de extensão e relações institucionais do IFMS/TL, Daniella Fernandes, “é de suma importância parcerias como a da Prefeitura de Três Lagoas para somarmos forças e não deixarmos o conhecimento trancado dentro das escolas. Unir essas forças faz com que este conhecimento venha ao encontro com a população. Queremos produzir o conhecimento e divulgar para o maior número de pessoas possível”, disse.

Para o Diretor de Cultura, Rodrigo Fernandes, “estamos aqui com as professoras do IFMS para pensar em como podemos ampliar as atividades literárias da nossa Cidade com o apoio da Diretoria de Cultura”, disse. “Este é o primeiro processo após outras reuniões com o IFMS para que possamos ter um projeto consistente que traga impacto sócio cultural e intelectual para a nossa Cidade”, comentou.

Ainda segundo Rodrigo, “este é um momento muito importante para Três Lagoas, para que por meio de grandes parcerias desenvolvermos a formação de leitores nos preocupando com a nossa juventude e infância em sua intelectualização e leitura, primando principalmente pelo desenvolvimento e enriquecimento da leitura regional e estadual”, pontuou o diretor.

Esteve presente na reunião a convite da Diretoria de Cultura a Embaixadora Universal da Paz e presidente da Associação Internacional de Poetas, Delasnieve Daspet, que parabenizou a iniciativa dos gestores do Município em apoiar causas como estas.

“A partir do momento que a Diretoria de Cultura está interessada em promover uma Feira Literária que envolva escritores regionais, do estado e até internacionais, quem ganha com isso é a população e os estudantes, porque em resumo estamos trabalhando para que essas crianças sejam formadoras de opinião e leitoras”, disse.

Para a embaxadora, “o gestor de Três Lagoas está de parabéns por pensar desta forma, porque ele não está aqui de passagem. Ele está deixando uma semente de cultura e conhecimento. É difícil vermos isso, mas quando vemos aplaudimos e nos sentimos orgulhosos de fazer parte deste momento e desta história”, pontuou Delasnieve.

HISTÓRIA

Segundo a professora de Língua Portuguesa do IFMS, Maria Celinei de Sousa Hernandes, a Feira Nacional do Livro nasceu da necessidade de ampliar o projeto do IFMS chamado “Chá com Letras e Filosofia”.

“O chá começou a crescer e percebemos que a comunidade local de pais e amigos de estudantes e professores estavam interessados em ler e disseminar arte e a partir disso vimos a oportunidade de fazer uma Feira em Três Lagoas”, explicou.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

PROGRAMAÇÃO

Está programado para a feira abrir no dia 31 de outubro com uma mesa redonda para professores do Munícipio e Estado com a presença do poeta Emanuel Marinho e do professor do IFMS, Leandro Passos.
No dia primeiro de novembro a feira seguirá com atividades tanto no interior da Biblioteca Municipal “Rosário Congro” quanto no exterior, com tendas de contação de histórias, brincadeiras, criação com crianças, árvore de poesias e troca de livros.

Oficinas de grafitagem com a equipe da Batalha do Cinza, Lang-Lang, Quiz literário para estudantes do Ensino Médio e debates sobre o Plano Municipal de Leitura também estão inseridos na grade de programação, além de salas temáticas com poetas do MS, sala de cinema com produções sul-mato-grossenses, varal cultura, exposição fotográficas e de esculturas de artistas plásticos e a presença de escritores locais.

FEIRA INTERNACIONAL

Um estande da Associação Internacional de Poetas estará presente na Feira, com possibilidades de no próximo ano trazer para a Cidade uma Feira Internacional de Leitura.

“Estamos trabalhando para que Três Lagoas, além de ser uma Cidade capital da Celulose e do Papel seja também a capital estadual da leitura e literatura, pois temos condições e identidade para isso”, argumentou o diretor de Cultura.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura e Governo do Estado abrem 10 novos leitos para Gestação de Alto Risco no Hospital Auxiliadora

Ação visa complementar atendimento da linha materno-infantil da unidade.

Mais de 300 kg de maconha que seriam levados para Três Lagoas são apreendidos pela PRF

Motorista admitiu aos policiais que realizaria transporte da droga para pagar uma dívida.

Em Três Lagoas, dois suspeitos são presos armazenando conteúdo sexual de menores em operação

Fase da "Operação Sentinela" contou com o apoio da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher).