30 C
Três Lagoas
quarta-feira, 16 de julho, 2025

Lei determina ‘Sobá’ como prato típico de Campo Grande

O projeto de lei foi desenvolvido pela Sectur.

10/08/2018 11h05
Por: Gabriele Benati

Lei que institui Sobá como prato típico de Campo Grande foi publicado no Diário Oficial (Diogrande) desta sexta-feira (10). A matéria é de autoria do Executivo municipal e o texto foi desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) com o objetivo de promover Campo Grande como referência em turismo de negócio e eventos, gerando fluxo turístico e renda para a cadeia produtiva. Além da valorização da cultura gastronômica, tendo como a visibilidade da produção, a carne bovina.

O projeto de lei foi aprovado durante sessão de ontem (9), na Câmara Municipal, por unanimidade. E de acordo com o texto, os segmentos prioritários que estão sendo trabalhados é o cultural, gastronômico, ecológico e rural. Com metodologia inovadora, baseada na jornada do turista, o plano prevê ações até dezembro de 2018, com objetivos de indicadores e alcance definidos.

Prato foi eleito pela população

Com cerca de 6 mil votos, o Sobá foi eleito em fevereiro deste ano, o prato típico de Campo Grande. Por meio de uma pesquisa popular realizada pela Sectur, aproximadamente 15 mil pessoas votaram entre três pratos. Espetinho com mandioca e arroz carreteiro também concorriam com o Sobá.

O Sobá foi o vencedor com 41% dos votos, seguido do espetinho com 32% e do arroz carreteiro com 27%.

Festival

A 12ª edição do Festival do Sobá será realizada entre os dias 10 e 13 de agosto, na Feira Central de Campo Grande. Programação conta com shows musicais, danças, exposições, atividades culinárias e atrações culturais, com entrada gratuita.

Origem

Trazido pelos imigrantes japoneses da ilha de Okinawa, o Sobá acabou se tornando um prato típico de Campo Grande. Por sua força na gastronomia local, o prato foi tombado como patrimônio imaterial da Capital em 2006.

O prato é um ensopado de macarrão, com tiras de omelete, carne, cebolinha e um caldo especial de carne. Encontrado em toda a cidade em várias sobarias, o Sobá é a principal atração da Feira Central, onde um monumento de um grande Sobá foi construído na Rua 14 de Julho.

Informações Site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com uso de inteligência artificial, estudo aponta onde e por que os acidentes acontecem

Presença de perímetro urbano, curvas acentuadas e má iluminação estão entre os principais fatores de risco Um estudo realizado por pesquisadores da PUC-PR e da...

Projeto “O Verdadeiro Tesouro” leva evangelização infantil ao evento “A Rua é Nossa” em Três Lagoas

Com programação cristã voltada exclusivamente às crianças, ação reúne igrejas locais para levar a mensagem do Evangelho durante evento da Prefeitura na Lagoa Maior

Aos 80 anos, Carlos Paiva mantém viva a tradição do comércio em Três Lagoas

Dono das Casas Marina, comerciante relembra trajetória iniciada nos anos 1990, marcada por desafios como o Plano Collor e a pandemia, mas também por fidelidade de clientes e amor pela profissão