28.9 C
Três Lagoas
domingo, 28 de abril, 2024

Em liminar, MP determina que zoológico de Ilha Solteira seja administrado por nova empresa

Funcionamento do local é uma das condições para a operação das usinas hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira

22/06/2018 15h21
Por: Deyvid Santos

O Ministério Público Federal em Andradina (SP) entrou com uma ação para que a concessionária Rio Paraná Energia S.A. assuma a gestão e manutenção do Centro de Conservação de Fauna Silvestre (CCFS) de Ilha Solteira em até 90 dias.

O funcionamento do local, conhecido como Zoológico de Ilha Solteira, é uma das condições das licenças de operação das usinas hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira, localizadas na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A exigência, imposta pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em 2014 e 2015, durante o processo de regularização ambiental dos empreendimentos, vem sendo descumprida pela Rio Paraná desde que assumiu a concessão, há quase dois anos.

Em julho de 2016, após vencer o leilão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a concessionária passou a ter responsabilidade exclusiva pelo cumprimento da legislação ambiental e das obrigações contidas nas licenças de operação das usinas.

Controlada pela filial brasileira da China Three Gorges Corporation, produtora chinesa de energia hidrelétrica, a Rio Paraná vai explorar a concessão do serviço pelo período de 30 anos.

Conservação da fauna silvestre

Criado em 1979 com a função de abrigar animais que tiveram seus habitats alagados pela formação dos reservatórios das usinas, o CCFS se tornou um centro de referência no manejo da fauna silvestre da Mata Atlântica e do Cerrado.

Com o passar dos anos, começaram a ser desenvolvidas pesquisas científicas e a reprodução em cativeiro de diversas espécies ameaçadas, como onça-pintada, cervo-do-pantanal, lobo-guará e tamanduá-bandeira.

O local também passou a desempenhar a função de centro de triagem, recebendo animais silvestres apreendidos ou resgatados pelo poder público. Além disso, o Programa de Educação Ambiental atendia mais de 30 mil pessoas por ano, sendo muitos estudantes.

Atualmente, o centro abriga cerca de 230 exemplares da fauna regional. A subsistência deles vem sendo assegurada pela Companhia Energética de São Paulo (CESP), que era a responsável pelas usinas até julho de 2016. Contudo, o descaso da nova concessionária resultou no encerramento das atividades de pesquisa científica, de triagem de espécimes resgatados e de educação ambiental.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Interesse financeiro

De acordo com a ação do MPF, a empresa está ignorando as obrigações com o zoológico por razões financeiras, evitando despesas com a aquisição da estrutura física da CESP ou com a construção de um espaço semelhante.

Para regularizar a situação, a concessionária solicitou ao Ibama a substituição do centro de Ilha Solteira pela implantação do “Corredor Ecológico dos Rios Sucuriú e Taquari” como exigência para as licenças de operação das usinas. Em 2016, o instituto autorizou a desativação do CCFS.

Para o MPF, a decisão é desfavorável à manutenção do equilíbrio ecológico da região impactada pelas usinas hidrelétricas. Como já havia recomendado em 2017, o órgão pede que o Ibama não aprove a substituição do CCFS.

A ação requer que sejam restabelecidas todas as atividades do centro de Ilha Solteira, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento. Em caso de indeferimento, o procurador solicita que a implementação de outro programa seja condicionado à realização de estudos científicos.

O MPF também pede que a concessionária pague uma indenização de no mínimo R$ 10 milhões por dano moral coletivo.

Com informações do site G1.com

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

FAKE NEWS: Radialista é dado como morto em Três Lagoas

Na noite deste sábado (27), o radialista do grupo de Comunicação Caçula FM, Benê Soares, foi vítima de uma 'fake news' em Três Lagoas. Informações...

Domingo tem previsão de sol e probabilidade de chuvas no Centro-Oeste de MS

Com temperaturas acima da média e baixa umidade relativa do ar, este domingo (28) encerra a semana com previsão de sol e pouca nebulosidade...

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais A ex-empregada doméstica Marinete Silva, de 43 anos de idade, trabalha hoje como...