04/06/2018 19h44
Por: Deyvid Santos / Com informações do site G1.com
Durante uma abordagem de rotina realizada no km 23 da BR-262, em Três Lagoas (MS), nesta segunda-feira (04), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um carregamento de armas e munições. Entre as armas apreendidas, estava um fuzil calibre ponto 50, a arma foi projetada para tiros de precisão que chegam a perfurar até mesmo veículos blindados e aço.
Durante a abordagem, os policiais encontraram, além do fuzil calibre ponto 50, um fuzil calibre 7.62, dois revolveres calibre 38 e uma pistola calibre 22, além de diversas munições. As armas não possuíam numeração nem identificação.
O arsenal estava em um carro com placas de Curitiba, dirigido por um homem de 42 anos, que foi preso. O motorista ficou nervoso diante das perguntas sobre o motivo da viagem, os policiais suspeitaram de algo ilícito e em revista mais minuciosa encontraram as armas e munições.
Em fundo falso no painel do veículo foram encontrados a metralhadora com luneta e bipé, um fuzil 762, dois revólveres calibre 38, uma pistola calibre 22, 80 munições calibre ponto 50, 1.400 munições calibre 762, 200 munições calibre 5.56, dois carregadores 762 e dois carregadores ponto 50.
Segundo informações, a primeira hipótese trabalhada pela polícia é de que se trata da chamada “remessa expressa”. As armas são compradas desmontadas nos Estados Unidos e chegam ao Paraguai em peças avulsas, em pequenas encomendas, para despistar as autoridades.
A fronteira com Argentina e Paraguai é a principal rota de entrada de armas ilegais que chegam ao Brasil. O homem preso disse que pegou o carro já com o arsenal em Ponta Porã (MS) e receberia dinheiro para entregar em Piracicaba (SP).
Calibre ponto 50
O fuzil ponto 50 se caracteriza por ser uma arma antimaterial, o que significa que ela é para ser utilizada contra alvos barricados, edificações, veículos, aeronaves. Não é geralmente utilizado contra alvos humanos.