30.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Secretaria de Saúde de Andradina confirma a primeira morte por H1N1 no município

21/05/2018 08h34

Por: Deyvid Santos / Com informações do site G1.com

A Secretaria de Saúde de Andradina (SP) confirmou a primeira morte do ano causada pela gripe H1N1 na cidade. A vítima é um homem de 39 anos que morava no bairro Pereira Jordão e morreu no final de abril. Segundo a secretaria, ele era diagnosticado com diabetes.

As amostras do paciente foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz e o resultado do exame saiu na última sexta-feira (18). Outros seis casos de gripe estão sendo analisados. Para evitar a gripe H1N1, está sendo realizada a campanha de vacinação que termina no dia 1º de junho e, segundo a prefeitura, 52% do público-alvo já foi vacinado.

Sintomas e tratamento

A gripe, tanto a H1N1 quanto a H3N2 (Influenza B), tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo. É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Especialistas reforçam orientações para quem vai pegar a estrada

Experiência em análises periciais de acidentes mostra padrões que se repetem em feriados e podem ser evitados com atitudes simples

Advogada orienta sobre como se proteger de crimes digitais

Folião deve estar atento principalmente em aplicativos de encontros

Estudo mostra impacto de vídeos curtos no desenvolvimento infantil

Pesquisadoras alertam para comportamento de dependência