18.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 25 de novembro, 2025

Diretoria de Agronegócios ajuda três-lagoenses a se adequarem aos padrões do Serviço de Inspeção Municipal

16/05/2018 07h58

Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

Em Três Lagoas (MS), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) está levando orientações e apoio técnico aos sitiantes e assentados que produzem hortifrútis ou alimentos de origem animal para se adequarem às exigências do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O SIM é uma certificação necessária para que o produtor possa comercializar seu produto com segurança e dentro das normas municipais.

Na manhã de terça-feira (15), a equipe da Diretoria de Agronegócio esteve no Assentamento Pontal do Faia, auxiliando alguns sitiantes interessados em aderir ao SIM.

Estiveram no sítio Santo Expedito, para prestar apoio à família de dona Joana dos Anjos Oliveira, o coordenador de gestão de políticas públicas, Célio Lopes de Barros, a veterinária Andréia Santana e o estagiário em veterinária, Marlon Donegatti.

A família tem um mini laticínio onde produzem queijos, doce de leite pastoso e doce de frutas cristalizadas, garantindo o sustento através da venda desses produtos. Para que esses alimentos possam ser comercializados em atacado e varejo, o selo do SIM é indispensável.

“O intuito da assessoria que fazemos, é levar informação aos pequenos produtores sobre os procedimentos para adequar o local de produção, manejo de animais e derivados conforme exige a Vigilância Sanitária. Nossa equipe presta todo apoio gratuito a esse público, sem contar que o registro do SIM também não tem custo nenhum”, esclarece Célio.

Para o casal Fabiano Marques e Adriana dos Anjos Oliveira, a visita da equipe foi muito importante. “Todas as informações que estamos tendo, são muito úteis para trabalharmos dentro das normas. Com isso, podemos ampliar o mercado e agregar valor aos nossos queijos e doces, já que terão selo de reconhecimento de qualidade e procedência”, salienta o casal.

A veterinária Andréia orienta que todo pequeno produtor que produza e comercialize qualquer tipo de alimento deve se adaptar a esta exigência, para que seu produto possa ter o certificado do SIM. Assim como a família da dona Joana, os produtores rurais terão orientação, apoio técnico profissional e registro gratuitos. Para isso, o sitiante ou assentado pode solicitar uma visita da equipe pelo telefone: (67) 3929-9965.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

De Repente, Um Samba Encanta Três Lagoas em Noite Histórica

Três Lagoas viveu uma noite memorável no último dia 22 de novembro de 2025, quando a quietude tradicional da Vila Vicentina deu lugar ao...

Corrida SEST SENAT reúne participantes na Lagoa Maior

No último domingo (23), a Lagoa Maior foi palco da Corrida e Caminhada promovida pelo SEST SENAT, um evento que se destacou como um...

Aniversário deKarin Rodrigues Bunning

Na última quinta-feira, dia 20, foi comemorado o aniversário da jovem Karin Rodrigues Bunning, que reuniu amigos e familiares para celebrar a data especial....