21.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Prédio da JBS em Cassilândia voltará para posse da prefeitura

15/05/2018 14h48

O próximo passo é abrir um processo de licitação com permissão de uso para a escolha de outras empresas interessadas em instalar uma unidade no prédio.

Por: Laís Eger Penha / Por G1.com

A prefeitura de Cassilândia (MS) conseguiu na justiça a desapropriação do prédio onde funcionava a empresa JBS na cidade. A unidade gerava pelo menos 700 empregos diretos e foi fechada há pouco mais de um mês.

Segundo o procurador-jurídico de Cassilândia, Donizete Cadete, a decisão foi tomada pela prefeitura após tentar um diálogo com a direção da JBS para reabrir a unidade e não ser atendida: “Ficava aquele ‘jogo de empurra’ e então decidimos não esperar e tomar uma atitude extrema, pedindo a retomada do prédio para que outro frigorífico possa ser instalado lá” afirma.

A decisão foi publicada nesta terça-feira (15). O próximo passo é abrir um processo de licitação com permissão de uso para a escolha de outras empresas interessadas em instalar uma unidade no prédio.

“A população se sente derrotada”

“O frigorífico existe ali há cerca de 40 anos, a prefeitura fez a doação do prédio para estimular a vinda da empresa e aí com esse conflito da JBS fechar a unidade e não dar satisfação, decidimos dar essa oportunidade a outra companhia” ressalta o procurador.

A ideia é oferecer outra fonte de trabalho para os ex-funcionários, já que a unidade era o segundo maior empregador da cidade, atrás apenas da própria prefeitura: “A população se sente derrotada ao ver esse local fechado”, finaliza.

De acordo com a prefeitura, desde que a unidade fechou os pecuaristas precisavam levar o gado para abater em Campo Grande, uma distância de 440 km, desestimulando a atividade na região.

O que diz a JBS

Em nota, a empresa JBS comentou o assunto.

“A JBS esclarece que o processo judicial em questão não foi ajuizado contra a Companhia. A planta de Cassilândia (MS) operava por intermédio de um contrato de arrendamento que já se encontra finalizado. O encerramento das operações da JBS nessa unidade se deu em decorrência da determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).”

Matéria editada às 14:38 em 16/05/2018 para acréscimo de informações.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Corpo de homem desaparecido é encontrado em decomposição na Cascalheira

Irmã de Luiz Fernando Perez Vieira procurou ajuda na Caçula FM no último dia 1º, relatando quadro delicado de saúde e risco de morte após saída do hospital sem alta médica

Capacidade de armazenamento de grãos atende à metade da demanda de Mato Grosso do Sul

MS produz, em média, 30 milhões de toneladas enquanto armazenagem é de 14,1 milhões Mato Grosso do Sul segue em um cenário de insuficiência no...

EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel

Em 2024, Brasil exportou quase US$ 1,84 bilhão desse grupo de produtos A Ordem Executiva nº 14.346, divulgada pelo governo dos Estados Unidos no último...