30.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 25 de novembro, 2025

Cooperativa de ovos caipiras poderá ser criada no Assentamento Pontal do Faia

02/05/2018 08h10

Por: Da Redação

Os moradores do Assentamento Pontal do Faia procuraram a Prefeitura de Três Lagoas (MS) buscando apoio para criar uma cooperativa de ovos caipiras na região. Uma equipe da Diretoria de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) esteve na última quinta-feira (26) em uma reunião com os agricultores para debater o assunto.

O presidente da Associação de Agricultores Familiares Orgânicos do Pontal do Faia, Jair Pinto, reuniu cerca de 20 assentados para tirar dúvidas com a equipe e expor o projeto. Conforme o presidente, a ideia da granja partiu das mulheres dos sitiantes, tendo então 100% de mão-de-obra feminina.

A veterinária da SEMEA, Andréia Santana Silveira, acompanhou a reunião e aprovou o projeto. “Existe a possibilidade de dar certo a cooperativa, mesmo porque, os agricultores têm o espaço para criação e as galinhas. A diretoria de agronegócio firma parceria dando suporte técnico e esclarecimentos para que a granja se torne realidade e fortalecendo o produtor local”, disse.

Segundo o coordenador Célio, o projeto consiste em instalar um laboratório e um galpão (mini-fábrica) para analisar os ovos, selecionar, armazenar e embalar para expedição. Cada associado será responsável pela criação das galinhas e colheita dos ovos. A SEMEA vai inspecionar o produto.

PROJETO EM ANDAMENTO

A Diretoria de Agronegócio estuda agendar uma visita com os assentados em uma propriedade rural em Terenos – MS, onde funciona uma cooperativa de ovos caipira. O objetivo é ter o conhecimento de trabalho e mercado, manejo das galinhas e produção dos ovos. A partir daí, a associação buscará parcerias para financiar os custos do projeto.

Atualmente, uma dúzia desses ovos custa de R$ 8 a R$ 10 reais. Com a instalação dessa cooperativa a tendência é que o alimento chegue ao mercado com preço menor e contribua para com a saúde consumidor, já que a produção é caseira, 100% saudável e de procedência.

Por Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Fernanda Aranha garante dois ouros nas comemorações dos 40 anos do Grupo Memória Capoeira

Contramestra venceu duas provas no evento realizado em Ilha Solteira e Selvíria e reforça seu papel no esporte: ela desenvolve projeto com crianças...

Desempenho de 20@ aos 15 meses impulsiona Santa Gertrudis no cruzamento industrial

Uso consistente de ultrassom de carcaça, prática adotada pela sergipana Fazenda Mangabeira desde 2016, explica avanço da raça em sistemas tropicais

PRF apreende 160 kg de cocaína escondidos em caminhão na BR 158

Droga estava em compartimento oculto na cabine, onde motorista não tinha CNH e viajava com a mãe