21.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 4 de fevereiro, 2026

Workshop do Edital Senai-Sesi de Inovação reúne empresários na Capital

Geral – 19/04/2012 – 09:04

O evento foi realizado para orientar as indústria sobre como participar do processo

Dezenas de empresários campo-grandenses participaram, no noite de ontem (18/04), na Biblioteca da FatecSenai Campo Grande, do Workshop do Edital Senai Sesi de Inovação 2012 para obter informações sobre os critérios para participação do processo, que prevê o aporte de até R$ 300 mil para os projetos que forem apenas do Sesi ou apenas do Senai e de até R$ 400 mil para os projetos que forem desenvolvidos em parceria Senai-Sesi. O gerente de tecnologia e inovação do Senai, Dax Goulart, informou aos empresários que as indústrias de Mato Grosso do Sul podem inscrever seus projetos até o próximo dia 25 de maio.

Ele ressaltou que o propósito do Edital Senai-Sesi é apoiar os projetos de pesquisa aplicada em empresas do setor industrial, por meio dos centros de tecnologia do Senai e unidades do Sesi, com ênfase em inovação tecnológica e social. “Uma questão importante é a necessidade de elaboração de um plano de negócios, por meio do qual aos avaliadores poderão conhecer a relação do produto com o negócio e a viabilidade financeira dele. Isso permite o entendimento com maior profundidade da proposta”, detalhou.

Dax Goulart acrescentou, ainda, que o plano de negócio representa 30% da avaliação e, por isso, a importância de uma atenção por parte dos empresários que queiram se inscrever. “O Edital Senai Sesi é uma excelente oportunidade para quem quer inovar no País”, declarou. Já a assessora de atendimento empresarial do Senai, Adriane Ricartes G. Salazar, lembrou que na edição anterior Mato Grosso do Sul teve 16 projetos inscritos, um número considerado razoável tendo em vista às exigências do edital. “Vale destacar que existe demanda e que as empresas precisam buscar a inovação. Por isso a importância de reunirmos os empresários para esclarecer cada ponto do edital, isso ajuda a melhorar a qualidade das propostas”, disse.

Inovação

Para o técnico da gerência de tecnologia e inovação do Senai, Ricardo Fernandes, os empresários já têm o conceito de inovação, sobretudo os que têm perfil empreendedor. “O problema não é o conceito. O que sabemos é que as principais barreiras e restrições à inovação são a falta de coordenação e direcionamento da inovação, ausência de mecanismos de incentivo e reconhecimento, a limitação de recursos financeiros, a pressão por resultados imediatos, o despreparo das lideranças quanto à inovação e a cultura de aversão ao risco”, explicou.

Os exemplos de empresas que inovaram foram apresentados pela técnica de responsabilidade social do Sesi de Dourados, Aretuza Coelho Bitencourt Martins. Ela apresentou o projeto Escola de Postura, desenvolvido na BRF Brasil Foods e o Carbono Zero, em desenvolvimento na Inflex, ambos tiveram início em outubro de 2010 e serão concluídos em junho deste ano. “No caso da Inflex estamos da fase de inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e ações de educação ambiental, cujo objetivo é minimizar os impactos ambientais da empresa com o inventário e diagnóstico ambiental. Ali nós conseguimos envolver quase 250 trabalhadores, enquanto que na BRF são quase 280 trabalhadores que estão na fase de tratamento terapêutico de pilates e RPG. Na BRF o intuito é minimizar as dores e evita-las”, explicou.

Entre os participantes do workshop estavam empresários com boas ideias para serem colocadas em prática. Esse é o caso de Claudio Salomão, do segmento do vestuário, que pretende investir em uma roupa de biotecnologia. “Penso que o produto que temos em vista se encaixa na proposta do edital, mas para apresentarmos um projeto interessante e que seja aprovado é preciso ter todas as informações sobre como construir a proposta”, disse. O empresário Peter Batista Cheung, de uma empresa de engenharia e soluções tecnológicas, também pretende o mesmo. “Nós já tentamos apresentar projetos nos dois últimos anos, não pudemos porque não éramos indústria. Agora somos uma pequena indústria e queremos participar com a proposta de monitoramento de dados ambientais em tempo real”, contou.

Serviço – Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.editaldeinovacao.com.br, pelo email [email protected] ou ainda pelo telefone (67) 3389-9033 

Fonte: Núcleo de Comunicação do Sistema Fiems / Núcleo de Comunicação do Sistema Fiems

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Câmara Municipal começa 2026 com devolução do duodécimo e reforço do diálogo com Executivo

Presidente do legislativo destacou, em discurso a sintonia e harmonia entre os poderes, além do equilíbrio fiscal e das políticas públicas para o município

Coronel David reforça compromisso da bancada do PL com o desenvolvimento de MS

Durante a abertura do ano legislativo, deputado defende diálogo, responsabilidade fiscal e apoio a ações estruturantes do governo estadual

MS inicia aplicação de imunizante contra bronquiolite em bebês prematuros e crianças com comorbidades

Anticorpo monoclonal passa a ser ofertado pelo SUS e amplia a proteção contra o vírus sincicial respiratório em recém-nascidos mais vulneráveis Mato Grosso do Sul...