24.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de novembro, 2025

Pacientes cadeirantes tem tratamento interrompido por falta de transporte

23/04/2018 14h38

Veículo está com vazamento de óleo, e desde sexta-feira (20) passa por manutenção

Por: Dayane Milani

O veículo que transporta pacientes cadeirantes que recebem tratamento no CER (Centro Especializado em Reabilitação), órgão vinculado a Apae/TL (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Lagoas) está com problemas mecânicos desde a última quinta-feira (19). O atendimento dos 42 pacientes que utilizam o transporte está paralisado devido a um problema mecânico.

Uma paciente de 64 anos que utiliza o transporte para fazer fisioterapia no CER entrou em contato com a redação da Caçula FM relatando o problema. De acordo com ela a interrupção da fisioterapia retrocede todo o tratamento já realizado.

A van transporta em média 20 pacientes/dia, isso de acordo com a coordenadora do CER, Maria Célia Vasques Pereira. O veículo é cedido pelo projeto do Ministério da Saúde e mantido pela Prefeitura de Três Lagoas. Nela há três pontos para cadeira de rodas.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Três Lagoas (MS) informou que o veículo está com vazamento de óleo, e desde sexta-feira (20) passa por manutenção. Segundo a assessoria não há previsão para conclusão dos reparos, mas que em breve o veículo volte a atender os pacientes.

Sobre o CER

A habilitação e reabilitação visam garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas com deficiência para promover sua autonomia e independência. O Plano Viver sem Limite iniciou a implantação de Centros Especializados em Reabilitação – CER para ampliar o acesso e a qualidade desses serviços no âmbito do SUS. A implantação desses centros pode se dar por meio de novas construções ou por qualificação mediante reforma, ampliação, aquisição de equipamentos e reforço de pessoal.

O Ministério da Saúde disponibiliza uma série de recursos de investimento para a construção dos CER. Bem como recursos de custeio mensais para a manutenção dos serviços reabilitação habilitados pelo Ministério da Saúde e contratação dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional de reabilitação.

As propostas de Estados e Municípios, referentes à implementação de Centros Especializados em Reabilitação, deverão constar nos Planos de Ação Regional e Estadual da Rede Cuidados à Pessoa com Deficiência, que são elaborados e pactuados pelos gestores de saúde estaduais e municipais.

Os Planos de Ação serão encaminhados à Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Saúde, para análise e devidas providências para implementação, financiamento, monitoramento e avaliação da Rede nos territórios.

(Foto: Ilustrativa / Arquivo Caçula FM)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Arauco reforça compromisso socioambiental com ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto em Inocência

Arauco reforça compromisso socioambiental com ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto em Inocência.

Vem aí a 10ª Copa Osmar Dutra de Futebol Society em Três Lagoas

Competição começa em 7 de dezembro e promete reunir 20 equipes em disputas emocionantes.

SEJUVEL abre inscrições para a 2ª etapa do Circuito de Corrida “Cidade das Águas”

Prova será realizada no dia 29 de novembro, na Cascalheira, com modalidades de corrida 5K e caminhada 3K inscrições são gratuitas e limitadas. A...