32.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 6 de maio, 2024

Mato Grosso do Sul quebra recorde de produção de soja pelo sexto ano

11/04/2018 14h37

Desde o ciclo 2012/2013, os produtores do estado vêm, a cada safra, superando os registros históricos de produção do grão em Mato Grosso do Sul.

Por: Da Redação

Pela sexta safra consecutiva, Mato Grosso do Sul quebrou o recorde de produção de soja. No ciclo 2017/2018, estimativas da Associação dos Produtores da Oleaginosa (Aprosoja/MS), apontam que os agricultores do estado colheram 9,558 milhões de toneladas, um salto de 12,01% frente aos 8,532 milhões de toneladas da temporada 2016/2017.

Desde o ciclo 2012/2013, os produtores do estado vêm, a cada safra, superando os registros históricos de produção do grão em Mato Grosso do Sul.

Nestes seis ciclo, a área cultivada com o grão cresceu em Mato Grosso do Sul 37,89%, passando de 1,958 milhão de hectares para 2,700 milhões de hectares, mas a produção aumentou 64,79%, pulando das 5,800 milhões de toneladas para as 9,558 milhões de toneladas. A produtividade que era de 48 sacas por hectare, na mesma comparação, passou para 59 sacas por hectare.

Entidades do setor, como a própria Aprosoja/MS e o Sistema Famasul, têm apontado que o estado vem se destacando na agricultura nacional nos últimos anos em razão, entre outros motivos, do investimento feito pelos produtores na utilização de novas tecnologias, que possibilitaram, por exemplo, ampliar a produtividade e recuperar áreas degradadas ou em processo de degradação.

Mesmo com o incremento expressivo nesta temporada, o estado se mantém no ciclo como o quinto maior produtor nacional da oleaginosa, atrás de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás.

Por G1.com

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Registro raríssimo: veado campeiro, parcialmente albino, é visto em florestas da Eldorado Brasil

Especialista da Unesp acredita que o sombreamento das árvores colabora para a permanência do animal na floresta A presença incomum de um veado campeiro parcialmente...

Antes de show, Mariana Fagundes fala com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

Dona de hits como "Me Usa", "Tu Tu Tu" e "Metendo o Louco", junto da dupla Guilherme & Benuto, conversou com a Rádio Caçula antes de subir ao palco do 13° Torneio de Pesca da APETL (Associação de Pesca Esportiva).

Cerca de 745 acidentes de trabalho foram registrados somente em 2023 em Três Lagoas, segundo VISAT

Coordenadora da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) de Três Lagoas, Polyana Cestari detalhou as ações realizadas durante o "Abril Verde", mês de orientação sobre segurança no trabalho e de como evitar acidentes.