06/04/2018 16h23
Solenidade contou com a presença de cerca de 100 pessoas envolvendo autoridades, alunos, docentes, diretores e funcionários
Por: André Mitterer
Um ato solene, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora através da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, realizaram na ultima quinta-feira (05) no auditório do hospital, a apresentação da aula inaugural aos acadêmicos do curso de medicina, campus Três Lagoas.
Foram cerca de 100 pessoas reunidas, entre alunos, políticos, professores, reitores, diretores e funcionários do hospital, e foi um evento marcante tanto para o hospital, como para os alunos, que temiam ser enviados a Campo Grande ou Paranaíba para realizar estágio.
Em representação ao prefeito Ângelo Guerreiro, o secretário de finanças, Dr. Cassiano Rojas Maia afirmou isso: “Uma honra representar nosso prefeito nesse dia tão importante. Nasci no Hospital Auxiliadora e o ver receber os estagiários de medicina é um orgulho para nossa cidde. Muito importante a Instituição ter essa condição de ensino”, disse.
As questões em volta da residência dos alunos no hospital auxiliadora eram muitas, mas, segundo Eduardo Rocha, a classe política não podia ficar parada: “Quando fiquei sabendo que os alunos teriam que sair de Três Lagoas para estudar em Campo Grande, ou Paranaíba, fiquei triste e pensei que a classe política da cidade não pode ficar parada! Temos que nos unir, então conversamos com o prefeito, com os vereadores.”
Para acontecer o estágio no ano de 2018, o deputado Eduardo Rocha, através de uma emenda, conseguiu o valor de 150 mil reais. Recorreu ao governo do estado e o Governador Reinaldo Azambuja também conseguiu através de emenda parlamentar, mais 150 mil, somando o valor de 300 mil reais para realizar o estágio no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.
A diretora geral do hospital, a Ir. Aurélia Brioschi lembrou os estudantes: “É um momento muito feliz, estudantes sejam perseverantes, expresso hoje a felicidade das irmãs em receber os estagiários, tendo em vista, que nossa instituição tem como base, o ensino”, afirmou.
Participaram também da aula inaugural com representações do coordenador do curso de medicina, Luiz Carlos Tesini, a secretária de saúde, Maria Angelina Zuque, o acadêmico Leonardo Matsumoto, representando os demais alunos, o diretor do Campus de Três Lagoas, Prof. Osmar Macedo.
MAIS MEIO MILHÃO
Está previsto para ser inaugurado na segunda quinzena desse mês, o Centro de Avançado de Hemodiálise do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Em dezembro de 2017 eles lançaram a campanha para captação de recursos para construção desse centro, e com essa previsão de entrega, Eduardo Rocha iniciou sua pronunciação dando um presente ao Hospital: “Quero iniciar dizendo que já conversei com o governo do estado, para que entre o dia 16 e dia 20, estarmos firmando convênio para transferir o valor de 500 mil reais que conseguimos para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Esse valor já esta na conta do Estado e será nosso presente pra vocês.”
2019
Para 2019, há uma previsão de entrada de mais 82 alunos. O hospital precisará de melhorias em sua estrutura para atender as necessidades dos acadêmicos sem comprometer a atual capacidade operacional e financeira do hospital. Alguns investimentos precisam ser feitos, como a criação da sala de estudos e pesquisas, áreas para reuniões, dormitórios para internato, ampliação do refeitório e cozinha, sala administrativo, sala de reuniões, biblioteca, sala do professor e auditório.
Para o diretor administrativo do hospital, Marco Calderon, é um processo de melhora continua: “Queremos o melhor para os alunos, precisamos buscar recurso para manter as aulas práticas e o internato.” Disse.
Rocha também afirmou que para o ano de 2019, os diretores e alunos poderão contar com a ajuda da Senadora Simone Tebet e do Senador Waldemir Moka: “Nós vamos construir aquilo que for necessário para atender nossos alunos aqui no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, e para dar continuidade ao estágio dos alunos no ano que vem, podem contar com nossa senadora Simone Tebet e Senador Moka!”.





-
Content section component
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-