26.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Deputado cria projeto que garante matrícula em escolas perto de casa para alunos com deficiência

06/04/2018 10h41

PL abrange estabelecimentos de ensino públicos e privados

Por: Da Redação

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), apresentou projeto de lei, na sessão plenária da última terça-feira (03), que assegura aos alunos portadores de deficiência o direito de matrícula em estabelecimentos de ensino públicos e privados mais próximos de suas respectivas residências.

Onevan consignou em seu projeto de lei que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima que quase 25% da população brasileira, 50 milhões de pessoas, possui algum tipo de deficiência física ou mental, bem como ponderou os obstáculos e dificuldades que estes cidadãos encontram para estarem inseridos na sociedade.

“A matéria busca assegurar, primordialmente, o melhor acesso ao exercício do direito à Educação aos alunos portadores de deficiência, o que visa garantir a formação escolar e, também, o acesso ao mercado de trabalho”, explicou o deputado.

Direitos Humanos

O texto do projeto de lei consigna, ainda, que práticas de discriminações ou a criação de dificuldades para o cumprimento da lei serão considerados violação aos direitos humanos, estabelecendo punições às pessoas físicas e jurídicas que desrespeitarem o normativo.

“A proposta visa facilitar e promover o acesso dos deficientes à escola mais próxima de sua residência ou local de trabalho, oportunizando Educação e a garantia de melhores integração e inserção na sociedade”, concluiu o deputado estadual Onevan de Matos.

Por: Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idoso tem ferimentos após ter mal súbito e colidir com caminhão no Vila Nova

Vítima estava em um VW Gol 1000 quando bateu contra o veículo, que estava sentido Lagoa Maior.

Presidente do Sinted explica proposta da 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

Nesta segunda feira (29), durante sessão ordinária da Câmara Municipal, a Presidente do Sinted (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Três Lagoas e Selvíria),...

Presidente do SINSAPP fala sobre principais reinvindicações da Polícia Penal de MS

Na manhã desta segunda-feira (29), durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Mato Grosso do...