36.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de agosto, 2025

Doação de órgãos e tecidos em MS registra queda neste ano

28/03/2018 08h22

Em 2017 o Estado ocupou o 4° lugar no país em relação às doações.

Por: Da Redação

Após Mato Grosso do Sul ter ocupado o 4º lugar no país no número de doações de órgãos em 2017, a Santa Casa de Campo Grande (MS) voltou a registrar queda nas doações, o que gera preocupação nos profissionais da saúde. Além dos órgãos, as famílias se recusam a doar os tecidos, como as córneas.

Apenas em março a Organização de Procura de Órgãos da Santa Casa foi acionada para entrevistar 14 famílias, das quais somente três autorizaram a doação de tecidos. Apesar de ter diversos motivos para a recusa, de acordo com a coordenadora da Organização, a enfermeira Ana Paula Silva das Neves, a principal razão é o desconhecimento da vontade do potencial doador.

“Ressaltamos que a melhor maneira de se tornar um doador é avisando seus familiares, pois no momento que ocorre o óbito uma equipe especializada irá conversar com eles a fim de viabilizar a doação junto a família. É muito importante que eles saibam do desejo do ente querido”, explica.

Nesses três primeiros meses do ano a Santa Casa, que é a única captora de órgão do Estado, registrou apenas três transplantes de rins e córneas, em contraste com 2017, no qual foram realizados 17 transplantes de rins e córneas e 35 captações de órgãos que beneficiaram pacientes de MS e de outros Estados do país.

Por Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista causa acidente ao tentar acessar rua no Santos Dumont

Colisão entre Fiat Uno e Volkswagen Voyage terminou sem feridos, mas gerou danos materiais e será analisada pela Justiça

Nattan troca MS por RS e vira meme em Três Lagoas

Cantor erra estado ao anunciar show na 35ª Festa do Folclore; vídeo viraliza e gera piadas e críticas nas redes sociais Na noite de quinta-feira...

Explosão em acidente em frente à obra de fábrica interdita rodovia

Colisão entre caminhão-tanque e caminhonete provoca incêndio de grandes proporções em frente à fábrica da Arauco, onde não há registro de feridos até o momento