25.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Escolas Municipais recebem projeto para Prevenção da Gravidez da Adolescência.

27/03/2018 11h06

Palestras e atividades recreativas serão realizadas com alunos de 13 a 15 anos com o objetivo de orientar e mediar os riscos e problemas de uma gravidez prematura.

Da redação

Uma equipe composta por Assistentes Sociais, Psicólogos, representantes dos Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas, com iniciativa do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizará nas Escolas Municipais “Joaquim Marques de Souza”, Parque “São Carlos”, “Maria Eulália Vieira” e “Antônio de Camargo”, o projeto “Previna Adolescência” – Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Programado para ser executado de março a novembro deste ano, o projeto tem como objetivo orientar e mediar com os adolescentes assuntos sobre os riscos e problemáticas psicológicas, sociais, físicas e econômicas que podem ser desencadeadas em uma gravidez prematura. A equipe, que ainda conta com enfermeiros, visitará durante toda esta semana, às 08h e 14h, as quatro Escolas Municipais para apresentar a equipe aos jovens de 13 a 15 anos.

Segundo a Assistente Social, Elizete Aparecida da Silva, a equipe abordará com os jovens as problemáticas relacionadas à gravidez precoce e os riscos sociais e econômicos que os adolescentes estão expostos nas relações sexuais precoces sem os devidos cuidados. “Nosso objetivo é minimizar o índice de gravidez prematura mostrando aos alunos as dificuldades de serem pais ainda jovens, os custos, a responsabilidade e principalmente que este momento da vida deles é para estudar e focar no futuro”, explicou.

Estima-se a participação de aproximadamente 500 alunos que, além das atividades recreativas participarão de palestras que abordarão assuntos tais como: autoestima, dinâmicas reflexivas sobre a construção e desenvolvimento do corpo, métodos anticoncepcionais, cuidados higiênicos e relações de gênero.

De acordo com Elizete, “o projeto foi um sucesso em 2017 com pais e alunos abraçando a causa. Este ano, além do trabalho com os alunos, aproveitaremos as reuniões de pais para apresentar o projeto às famílias e instigá-las a participarem, junto conosco, deste trabalho de orientação”, concluiu a assistente social da SEMEC.

Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...