23/03/2018 13h00
Corregedoria da Agepen abre processo para apurar apreensões durante Megaoperação da PM
Por: Ana Carolina Kozara
A megaoperação de combate ao tráfico de drogas deflagrada ontem (22) em Três Lagoas terminou com uma organização criminosa desarticulada.
Durante a ação, foi realizado um pente fino no presídio de segurança média (PSM) onde foram localizados diversos objetos ilícitos, como celulares, carregadores, drogas, faca e o que mais chamou a atenção, um vaso com um pé de maconha plantada.
As apreensões realizadas foram feitas por agentes penitenciários, que são os responsáveis por realizar as vistorias com o apoio da Polícia Militar que atuou na retirada dos presos das celas e na contenção para que os agentes realizem as apreensões.
De acordo com a assessoria de comunicação da Agepen, após todas as situações que acontecem nos presídios de Mato Grosso do Sul é aberto um procedimento apuratório pela Corregedoria, como forma de preservar os profissionais que atuam nas unidades. Em nota foi comunicado que diferente da forma como foi divulgado em alguns veículos de comunicação de Três Lagoas, este é um procedimento de praxe e afirmar que os agentes serão investigados não é um argumento justo.
Diariamente são arremessados pela muralha itens proibidos, que sempre que flagrados são apreendidos pelos agentes penitenciários, alem disso utilizam o próprio corpo para introduzir e esconder objetos proibidos ilícitos como celulares e drogas.
A Penitenciária está em fase de reforma da Portaria e também será instalado um Raio-X corporal que irá facilitar o processo de revista dos visitantes.
A MACONHA
O item apreendido que mais chamou a atenção foi o vaso de maconha e de acordo com a Agepen, a planta estava em um canto do solário, onde os internos ficam durante período de banho de sol, sem a permanência de agentes penitenciários, e não em um corredor como foi noticiado. A hipótese mais provável é que o responsável estava escondendo a planta dentro da cela no período em que os profissionais adentram o espaço para abrir e trancar as portas das celas.
