32.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de agosto, 2025

Agentes Comunitários de Saúde participam de capacitação sobre tuberculose

23/03/2018 10h03

Por: Da Redação

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose, coordenado pela enfermeira Sebastiana Garcia, vem intensificando a campanha de orientações e prevenção da tuberculose, nas ações diárias de rotina de procedimentos.

No entanto, para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu dois dias de encontros de capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), no auditório do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do Centro de Referência de Assistência Social e Educacional – CRASE “Coração de Mãe”, na última quarta-feira (21) e quinta-feira (22).

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a ser comemorado no sábado (24), foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1982, na homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose (24 de março de 1882), pelo médico Robert Koch.

A capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) ficou a cargo do médico pneumologista Michel Thomé, que presta serviços no Programa Municipal de Controle da Tuberculose, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

“Junto com as informações específicas sobre a tuberculose, ou seja, o que é, como se contrai a doença, sinais e sintomas, como tratar e como prevenir, procuramos sempre orientar os Agentes de Saúde a lutarem contra o preconceito e a discriminação”, informou Michel Thomé.

Na oportunidade, os Agentes de Saúde receberam a visita do cantor sertanejo, de Três Lagoas, Fernando Amarílha. “Pela amizade que tem com a minha família, ele compôs uma música, especialmente dedicada à tuberculose e ao importante papel do Agente de Saúde no tratamento”, informou Michel Thomé.

Conforme diz a letra da música, “a tuberculose me deixou desse jeito/e o que os Agentes falam é que o sintoma é bravo/Vamos agir para não virar um montão de caso/Tuberculose, viver assim não pode/Vocês Agentes são os anjos do céu/que eu admiro e tiro o chapéu”.

PROGRAMA MUNICIPAL É REFERÊNCIA NO MS

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Três Lagoas é referência na Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul (MS), que ocupa o nono lugar no ranking nacional dos índices de novos casos de tuberculose, ou seja, possui 35 casos de tuberculose por 100 mil habitantes. No Brasil, o índice está em 33,7%.

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose, assim como o Programa Municipal de Controle da Hanseníase, estão instalados no Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Secretaria Municipal de Saúde.

No entanto, “nossas ações são descentralizadas e a porta de entrada é sempre a Unidade de Atenção Básica de Saúde, as ESF e as EACS”, explicou Sebastiana.

“Por essa razão, a SMS de Três Lagoas tem a preocupação de manter sempre atualizadas as informações sobre a Tuberculose e Hanseníase, mantendo capacitação continuada dos Agentes de Saúde”, ressaltou a coordenadora.

Em Três Lagoas, o índice atual é de 39% para cada 100 mil habitantes. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população de Três Lagoas é de 117 mil habitantes. Em 2016, tínhamos registro de 43 pessoas com tuberculose e em 2017 foram 44 casos.

“Maioria desses casos é de trabalhadores vindos de outros Estados e atraídos pelo processo de industrialização que Três Lagoas vive”, comentou o médico Michel Thomé.

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo “Mycobacterium tuberculosis” e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no Mundo.

Por Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas celebra a cultura popular na 35ª Festa do Folclore

Na última quinta-feira, Três Lagoas foi palco da 21ª edição da Festa do Folclore, um evento que reuniu moradores, artistas e visitantes em uma...

Relatório da PF diz que Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano

Para investigadores, movimentações têm indícios de lavagem de dinheiro Informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontam que o ex-presidente Jair Bolsonaro movimentou...

Receita libera consulta a quarto lote de restituição do IR

Cerca de 1,9 milhão de contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 1,9 milhão de contribuintes que entregaram...