35.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril, 2024

Presidente da Câmara de Vereadores de Água Clara é afastado do mandato

20/03/2018 10h11

MP investiga suspeita de contratação de funcionária fantasma

Por: Da Redação

A justiça determinou o afastamento do vereador Vicente Amaro de Souza Neto (PDT) do mandato e do cargo de Presidente da Câmara de Água Clara (MS) por suspeita de contratação de funcionária fantasma e por peculato, crime onde o servidor público se apropria de dinheiro que tem em razão do cargo. A decisão foi em decorrência da Operação Fantasma, deflagrada na última sexta-feira (16).

A 1ª vice-presidente Simone Oliveira Batista (PEN), a Xucra, foi notificada nesta segunda-feira (19) e assumiu a presidência da Casa de Leis. Segundo a assessoria dela, a vaga do ex-presidente deve ser preenchida em 30 dias pela suplente Ambrósia de Oliveira Gomes (PT), a Nega da Mangaba.

A juíza substituta Thielly Dias de Alencar Pithan e Silva ainda proibiu o parlamentar de se aproximar de funcionários ouvidos na investigação e possíveis testemunhas, além de determinar busca e apreensão em imóveis do político, nos prédios da câmara, e ainda a quebra dos sigilos telefônicos e telemáticos dele.

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Estado (MP-MS), em 2 de janeiro de 2017 Vicente nomeou a servidora como assessora jurídica com um salário de R$ 7,3 mil. A exoneração só ocorreu em fevereiro de 2018.

Durante esse tempo, a mulher não prestava serviços, mas recebia salário e chegou a tirar três meses de licença maternidade, de 1º de setembro de 2017 até 30 de dezembro do mesmo ano.

Para os promotores, os dois investigados praticaram peculato continuado por 14 meses. Durante uma força-tarefa na Câmara nos meses de agosto do ano passado e fevereiro deste ano, ela não foi encontrada.

O MP afirmou que ouviu seis vereadores e seis servidores e todos confirmaram que a funcionária não cumpria a carga horária de 20 horas semanais na Casa de Leis. De todos os projetos de leis e procedimentos licitatórios realizados durante o ano de 2017, requisitados pela Promotoria de Justiça, nenhum tinha a assinatura dela.

A funcionária fantasma também teve a quebra dos sigilos telefônicos e telemáticos determinada pela Justiça. O Ministério Público vai analisar os documentos apreendidos nas buscas e apreensões para verificar se há materialidade para denunciar os dois por peculato.

Por: G1 MS

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confira o que abre e fecha durante o feriado de Dia do Trabalho em Três Lagoas

Bancos, cartórios e Correios permanecerão fechados, além das repartições estaduais e municipais.

Em menos de 24 horas, PRF registra duas ocorrências de tráfico de drogas em Água Clara

Um homem foi preso e um adolescente foi apreendido durante ação na BR 262.

Casa do Trabalhador está com 107 vagas de empregos disponíveis para Três Lagoas nesta terça

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio.