09/03/2018 16h27
O serviço é instituído no município por Lei, em vigor desde julho de 2017.
Por: Laís Eger Penha
Na próxima segunda-feira (12), o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora abrirá inscrições para novas pessoas/casais que quiserem se candidatar. Os interessados devem se cadastrar até o dia 27 de abril. Atualmente, o serviço conta com duas famílias habilitadas, uma delas acolhendo uma criança e a outra uma adolescente. Outras 11 famílias já foram capacitadas e em breve, receberão o acolhido.
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é um programa instituído por lei, existente no município de Três Lagoas (MS) desde julho de 2017. Ele é uma modalidade diferente de proteção de crianças retiradas de suas famílias por determinação judicial. As Famílias Acolhedoras são pessoas que não possuem pretensão de adotar uma criança ou adolescente, mas se propõem a fazer o acolhimento até a Justiça definir se o indivíduo voltará para a família ou será encaminhado para adoção.
As famílias acolhedoras, ao serem aprovadas e terem uma criança designada, recebem a guarda temporária da mesma. Eles possuem as mesmas responsabilidades que os pais, tendo que oferecer para a criança saúde, educação, além de carinho, que é algo que as crianças e adolescentes acolhidos mais precisam.
Quando se candidatam, as famílias definem qual o perfil de criança que elas gostariam de acolher. Posteriormente, o Serviço analisa que tipo de criança ou adolescente eles tem condições de atender.
Antes de serem encaminhadas para uma família, as crianças e adolescentes passam por uma preparação de cerca de uma ou duas semanas, que é feita por uma equipe de profissionais, como psicólogas, pedagoga, etc. Nesse processo, que acontece de forma dinâmica, a criança ou adolescente entende que está indo para um lar, mas que aquela não será sua família definitiva. Depois de inserida na família, o acompanhamento continua sendo feito pelo Serviço de Acolhimento.
Para saber mais sobre o Famílias Acolhedoras, basta comparecer ao endereço do Serviço (Av. Aldair Rosa de Oliveira, 1622 – Vila Cardoso – Três Lagoas) ou entrar em contato através dos telefones (67) 3929-9888 ou (67) 9 9286-0561.



