37 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de fevereiro, 2026

Profissionais da saúde passam por capacitação para teste rápido IST-Aids/HV

27/02/2018 10h21

O curso contou com a participação de enfermeiros e enfermeiras, dentistas e farmacêuticos das unidades da rede de atenção básica.

Por: Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Atenção Básica, promoveu um curso de capacitação dos profissionais da Saúde para realização do teste rápido das Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST-Aids e Hepatites Virais – HV.

O curso, realizado em duas etapas, com conteúdo teórico e aprendizado prático, foi ministrado pela enfermeira bioquímica, Cristiane Bazé, e pela coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa Municipal IST-Aids/HV, psicóloga Susie Donero.

A primeira parte do curso, realizada no dia 19, no Centro de Formação Profissional “José Paulo Rimoli” do Serviço Nacional da Indústria – Senai, foi voltado para a parte teórica.

Nesta primeira parte da capacitação, em meio à temática do curso, foi dado destaque ao funcionamento e acesso ao Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais (SISLOGLAB), responsável pelos materiais usados nos testes rápidos.

O aprendizado prático dessa capacitação foi realizado em dois dias, na quinta-feira e na sexta-feira (22 e 23) no Laboratório das Faculdades Integradas AEMS.

Participaram deste curso os enfermeiros e enfermeiras, dentistas e farmacêuticos das unidades da rede de atenção básica da SMS.

“Estes cursos são inseridos na programação da formação continuada dos nossos profissionais da Saúde, para que se mantenham sempre atualizados em conhecimentos específicos das suas respectivas áreas de atuação”, resumiu Fabiana Cardoso da Silva, coordenadora de Atenção Básica da SMS de Três Lagoas.

Por Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Científica alerta para riscos do golpe “Boa Noite, Cinderela” durante o Carnaval em MS

Especialista orienta cuidados com bebidas e reforça importância de procurar ajuda médica imediata em casos suspeitos A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por...

Senado deve discutir proposta que reduz jornada de trabalho e pode acabar com escala 6×1

Medida é tratada como prioridade após o Carnaval e prevê diminuição gradual de 44 para 36 horas semanais sem redução salarial O líder do PT...

Especialista alerta sobre golpes digitais no carnaval e orienta como se proteger nas redes e aplicativos

Advogada destaca riscos de invasões de contas, uso indevido de imagens e encontros marcados por criminosos durante o período de festas Imagens registradas em blocos...