35.7 C
Três Lagoas
sábado, 24 de janeiro, 2026

MPF apura suposto racismo contra grupo indígena de rap douradense no Facebook

Geral – 17/04/2012 – 11:04

O Ministério Público Federal em Dourados investiga a ocorrência do crime de racismo contra um grupo indígena de rap no site de relacionamentos Facebook. O grupo Brô MC’s participou no último sábado (14) do programa TV Xuxa, da rede Globo.

A representação encaminhada ao MPF reproduz a página do site, onde é possível ler comentários depreciativos sobre os indígenas. Como um em que a autora (estudante de Dourados) deprecia a apresentação do grupo e utiliza palavras de baixo calão.

O MPF vai requisitar informações ao site para verificar a veracidade das mensagens. Se forem verídicas, poderá ser instaurado inquérito e posterior processo penal pelo crime de racismo, previsto pelo artigo 20 da Lei 7.716/89. A pena prevista para esse crime é de um a três anos de reclusão. Quando o crime é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza, a pena passa a ser de dois a cinco anos de prisão e multa.

A autora das mensagens e as pessoas que as reproduziram também poderão ser chamadas a depor e, em tese, responderão a ação penal por racismo.

Brô MC’s

Formado por quatro jovens da aldeia Jaguapiru Bororó em Dourados – sul de Mato Grosso do Sul – o Brô MC’s é o primeiro grupo indígena de rap do Brasil. Com letras cantadas em guarani, as músicas falam do cotidiano dos índios, do preconceito e da falta de visibilidade na sociedade. Os integrantes utilizam o rap como uma forma de protesto, além de ajudar a manter a cultura indígena viva. O grupo já se apresentou na posse da presidente Dilma Roussef e abriu um show de Milton Nascimento.

Fonte: Olhar MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SUS inicia vacinação contra a dengue em profissionais da saúde a partir de fevereiro

Imunização será feita com vacina nacional de dose única e deve alcançar mais de 1 milhão de trabalhadores da atenção primária O Sistema Único de...

ProUni abre inscrições na próxima semana com recorde de bolsas em 2026

Programa do MEC ofertará 594 mil bolsas integrais e parciais para cursos de graduação e tecnológicos em instituições privadas O Programa Universidade para Todos ProUni...

Nova regra do Pix reforça segurança contra golpes a partir de fevereiro

Atualização do Mecanismo Especial de Devolução amplia o rastreamento de valores e aumenta as chances de recuperação em casos de fraude A partir do dia...