29.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de agosto, 2025

Projeto de Lei visa cuidados com alunos que tenham intolerância à lactose e doença celíaca

09/02/2018 09h11

A intenção desse projeto é que haja uma dieta adequada para estes alunos nas redes de ensino de Mato Grosso do Sul.

Por: Da Redação

O deputado Paulo Siufi do MDB apresentou na última quarta-feira (7) o projeto de Lei que trata sobre o fornecimento de merenda diferenciada aos alunos que tenham intolerância à lactose ou a doença celíaca, nos estabelecimentos de ensino da rede de ensino do Estado.

A intenção é que os alunos possam dispor de uma dieta adequada, que não prejudique a saúde. Os mesmos deverão estar matriculados até o ensino fundamental numa rede oficial de Mato Grosso do Sul.

“Não existe cura às pessoas que possuem intolerância à lactose, e para a doença celíaca também não existe medicamentos ou procedimentos específicos para tratá-la. A única maneira de se livrar dos transtornos intestinais e evitar complicações é eliminar todos os produtos com glúten e lactose do cardápio”, explicou Siufi.

Já existe uma lei estadual que prevê merenda diferenciada a alunos com diabetes, portanto estes dois públicos só seriam incluídos nesta legislação vigente. O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado no plenário pelos deputados. Se for aprovado, ainda precisa passar pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Diagnóstico

A doença celíaca é uma reação imunológica ao “glúten” que causa uma inflamação grave no intestino e que pode levar à desnutrição por má absorção de nutrientes. Já as pessoas intolerantes à lactose tem incapacidade do corpo em digerir este tipo de açúcar, que é encontrado no leite e em outros produtos derivados.

Por Tereré News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil resgata seis trabalhadores em situação análoga à escravidão em fazenda

Operação flagrou condições degradantes, onde dois gerentes foram presos e vítimas encaminhadas para atendimento social

Três Lagoas reforça segurança e acessibilidade na 35ª Festa do Folclore

Evento terá monitoramento por câmeras e drones, além de suporte dedicado a pessoas com deficiência

Casa do Trabalhador de TL está com 253 vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira-feira (21)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa do Trabalhador de Três...