26.2 C
Três Lagoas
domingo, 16 de novembro, 2025

Projeto de Lei visa cuidados com alunos que tenham intolerância à lactose e doença celíaca

09/02/2018 09h11

A intenção desse projeto é que haja uma dieta adequada para estes alunos nas redes de ensino de Mato Grosso do Sul.

Por: Da Redação

O deputado Paulo Siufi do MDB apresentou na última quarta-feira (7) o projeto de Lei que trata sobre o fornecimento de merenda diferenciada aos alunos que tenham intolerância à lactose ou a doença celíaca, nos estabelecimentos de ensino da rede de ensino do Estado.

A intenção é que os alunos possam dispor de uma dieta adequada, que não prejudique a saúde. Os mesmos deverão estar matriculados até o ensino fundamental numa rede oficial de Mato Grosso do Sul.

“Não existe cura às pessoas que possuem intolerância à lactose, e para a doença celíaca também não existe medicamentos ou procedimentos específicos para tratá-la. A única maneira de se livrar dos transtornos intestinais e evitar complicações é eliminar todos os produtos com glúten e lactose do cardápio”, explicou Siufi.

Já existe uma lei estadual que prevê merenda diferenciada a alunos com diabetes, portanto estes dois públicos só seriam incluídos nesta legislação vigente. O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado no plenário pelos deputados. Se for aprovado, ainda precisa passar pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Diagnóstico

A doença celíaca é uma reação imunológica ao “glúten” que causa uma inflamação grave no intestino e que pode levar à desnutrição por má absorção de nutrientes. Já as pessoas intolerantes à lactose tem incapacidade do corpo em digerir este tipo de açúcar, que é encontrado no leite e em outros produtos derivados.

Por Tereré News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pré-matrículas para a Rede Municipal de Ensino 2026 de Três Lagoas começam no dia 2 de dezembro

A partir das 7h da manhã do dia 2, o link oficial de matrículas estará ativo para receber os dados dos novos estudantes. A SEMEC organizou o processo em duas fases distintas:

Três Lagoas lamenta a morte de comerciante tradicional do bairro Vila Nova

Morador conhecido pela comunidade foi encontrado sem vida em casa, onde velório ocorre neste domingo, 16.

Discussão por tesoura termina em agressão dentro de sala de aula em escola de Três Lagoas

Aluno de 15 anos teria sido ferido após um desentendimento durante atividade em grupo.