20.4 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

Ministros se reúnem em debate sobre as regras da reforma trabalhista

07/02/2018 08h20

A reunião aconteceu para tratar sobre o fim do pagamento pelo tempo de deslocamento entre a casa e a empresa e a proibição de incorporar gratificações ao salário

Por: Da Redação

Os ministros do TST (Tribunal Superior do Trabalho) se reuniram nesta terça-feira (6) em São Paulo para decidir se as regras da reforma trabalhista valem apenas para os contratos novos ou também para os que já estavam em vigor.

Uma comissão de jurisprudência formada por três ministros do tribunal já sinalizou que há trechos da nova legislação que devem valer só para os novos contratos de trabalho, ou seja, aqueles firmados apenas após 11 de novembro de 2017, data em que as novas leis trabalhistas passaram a vigorar.

Está em jogo regras como: fim do pagamento pelo tempo de deslocamento entre a casa e a empresa e a proibição de incorporar gratificações e diárias de viagem ao salário. Os três ministros argumentam que a reforma pode ser aplicada imediatamente desde que não vá de encontro a direitos adquiridos dos trabalhadores.

Caso o TST acolha as propostas da Comissão de Jurisprudência do Tribunal, o impacto será positivo para os trabalhadores, segundo James Augusto Siqueira, advogado especialista em direito trabalhista.
“Isto por que serão mantidos os direitos que foram objeto da reforma trabalhista para os trabalhadores que tinham contrato de trabalho vigente no dia anterior a vigência da nova lei”, relatou.

Já para os empregadores, o cenário resulta em passivo trabalhista. “É que os patrões que não mantiverem o pagamento das parcelas trabalhistas poderão ser obrigados a fazê-lo por meio de decisão da Justiça do Trabalho em eventual ajuizamento de reclamação trabalhista pelo empregado”, concluiu James.

Por Revista Exame

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Federal incinera quase duas toneladas de drogas em Três Lagoas

Carga incinerada - haxixe e maconha, são fruto de apreensões realizadas no último semestre pela PF.

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

Medida integra política para implementar educação étnico-racial.

Prefeitura publica resolução com a convocação de dois cargos do Processo Seletivo Unificado

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), divulgou, nesta quinta-feira, 02 de maio, a resolução nº 017/SEMAD/2024 com a...