19/12/2017 16h43
Por: Ana Carolina Kozara
O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora lançou nesta terça-feira (19) a campanha para arrecadação de fundos que irá custear a construção do Centro Avançado de Hemodiálise. Em Julho o Senador Waldemir Moka assinou uma emenda Parlamentar que doou R$499 mil para ajudar no custeio da obra, porem para o empreendimento ser finalizado, é preciso ser investido mais R$ 1,2 milhões.
O controller do hospital, Thiago Carvalho disse em entrevista à Caçula FM que hoje a estrutura o Auxiliadora atende 91 pacientes do bolsão leste de Mato Grosso do Sul e com a ampliação, 120 pessoas poderão passar pelo tratamento. A hemodiálise é um processo em que uma máquina filtra o sangue do paciente, fazendo o trabalho que um rim doente não consegue fazer. De acordo com o médico Nefrologista, Evaristo Jurado, este tipo de tratamento exige muito esforço dos pacientes que precisão passar pelo procedimento.
O prédio será construído na Rua Paranaíba, local onde hoje é parte do estacionamento do Hospital e a área total de será de 293,36 m². Atualmente existem 18 equipamentos de hemodiálise, sendo 15 deles em operação e três em stand-by, após a ampliação serão instaladas 25 máquinas.
Para este projeto ser realizado, o Auxiliadora conta com o apoio da comunidade que durante os 99 anos de historia do hospital sempre contribuíram com as causas e ajudaram a entidade a se desenvolver. De acordo com Nadielle Roden, Analista de Projeto, os três-lagoenses podem contribuir de forma simples, eles podem fazer as suas doações pelo cofrinho solidário, podem se cadastrara no hospital para que um mensageiro vá até a residência retirar a contribuição ou procurar a unidade de saúde e procurar o setor de captação de recursos onde tem maiores informações.

