20.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 26 de março, 2026

À espera do 4G, usuário enfrenta dificuldades com 3G no Brasil

Geral – 16/04/2012 – 07:04

Com prazos apertados para implementar a aguardada rede 4G, o governo volta seus esforços para a preparação do leilão que permitirá, ao longo dos próximos anos, a utilização no país dessa nova tecnologia de internet móvel em velocidade ultrarrápida.

Até lá, os usuários têm que se contentar com a 3G, já disponível, mas com enormes desafios a vencer Brasil afora. A lista de pendências vai do aumento de capacidade em grandes centros urbanos, como Rio e São Paulo, ao alcance em cidades menores, do interior.

De acordo com dados da consultoria Teleco, a 3G está presente em pouco mais da metade (51,8%) dos municípios brasileiros. Em março, a banda larga no celular estava funcionando em 2.883 das 5.565 cidades e atendia a 85% da população.

A 4G é um novo padrão de tecnologia chamado Long Term Evolution (LTE), tida como a evolução da rede 3G. A velocidade de conexão chega a ser até doze vezes mais rápida que no sistema atual. No leilão, que deve ocorrer em junho, fala-se em investimentos de até R$ 1,5 bilhão por uma licença nacional, além da construção de milhares de antenas — cada uma custa em média R$ 400 mil.

A Huawei, gigante chinesa que fornece infraestrutura para as empresas de telecomunicações, mostra-se preocupada com o cenário. Maurício Higa, gerente de Marketing de Redes Móveis da empresa, diz que o investimento das teles terá de ser distribuídos entre as duas tecnologias

Fonte: Bruno Rosa, O Globo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quinta-feira será de tempo instável e risco de tempestades em Três Lagoas

Frente fria aumenta chances de chuva intensa e mantém temperaturas mais amenas na região.

Hospital Auxiliadora conquista reconhecimento nacional como UTI Top Performer e reafirma excelência em terapia intensiva

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Epimed Solutions anunciaram nesta semana os resultados da edição 2026 da certificação anual que reconhece...

Tráfico escancarado em plena luz do dia termina com prisão de suspeito pela Força Tática

Suspeito foi flagrado vendendo maconha e acabou detido com droga dentro de casa usada como ponto de venda.