34.6 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

Bombeiros e Prefeitura promovem Semana de Prevenção ao afogamento em Três Lagoas

15/11/2017 20h33

A cidade que tem muitas lagoas e rios tem muita incidência de acidentes e obtidos por afogamento.

Por: Flávio Veras

O 5º Grupamento de Bombeiros Militar, juntamente com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, irá realizar a Semana de Prevenção de Acidentes por Afogamento (Sepaaf), no período de 19 a 25 de novembro. A iniciativa será dedicada a várias ações no intuito de fomentar as atitudes preventivas, na busca de eliminar os riscos de afogamento.

De acordo com a corporação, o nosso foco será em palestras em escolas, clubes, repartições públicas e também alguns estabelecimentos comerciais. Em caso de afogamento a prevenção é a melhor maneira de salvar.

Segundo um dos coordenadores do projeto, Tenente Pedrozo, estas palestras busca criar uma rede de multiplicadores dessas medidas de seguranças contra o afogamento, buscando um auxílio da nossa comunidade. ” Nesta ação preventiva a meta é de realizar 120 palestras, com 24 palestras por dia e atingir cerca de 3.600 pessoas, na maioria crianças”, explicou.

Predrozo afirmou ainda que a Semana irá incentivar a prática da natação e nunca superestimar a sua capacidade de do individuo, pois são atitudes que podem salvar ou ajudar uma pessoa a salvar a si mesma.

“Ao final desta semana de intenso foco na conscientização de atitudes de prevenção contra o afogamento, será realizada uma Maratona Aquática de revezamento, onde os participantes se revezaram no intuito de passar três horas nadando de forma ininterrupta. Este evento acontecerá no Sest/Senat, ocupando 6 raias da piscina semiolímpica, com os mais diversos órgãos e escolas, convidados”, esclareceu.

BOMBEIROS DO AMANHÃ

Alunos do projeto Bombeiros do Amanhã serão diretamente atingidos. Na ultima terça-feira, ele passaram por um treinamento de salvamento no Sest/Senat, já em função da semana. Segundo o Pedrozo as crianças são agentes multiplicadores para a prevenção de afogamentos.

“Estes ensinamentos que são passados a eles serão levados até os adultos, aconselhando pais e parentes. Pela nossa região ser banhada por muitos rios e lagoas a incidência de mortes por afogamentos é muito grande. Portanto, eles podem levar até os mais velhos os conselhos de prevenção”, explicou.

(Bombeiros/Cedida)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em Mato Grosso do Sul, indígenas são presos sem acesso a intérprete

Relatório da Defensoria Pública do estado aponta racismo estrutural.

Governo de MS envia aeronave para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

Governo do Rio Grande do Sul declarou situação de calamidade pública no estado, afetado pelos "eventos climáticos de chuvas intensas" ocorridos a partir de 24 de abril de 2024.

Indústria volta a gerar empregos em Três Lagoas e registra aumento de 194,4% nas contratações

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), também foram 8113 contratações e 7414 demissões foram computadas no município, resultando em um saldo de 699 novas vagas de emprego. Um desempenho muito acima da média registrada em MS, que registrou queda de -1,4% na geração de empregos no 1° trimestre do ano.