21 C
Três Lagoas
quarta-feira, 26 de novembro, 2025

Rússia aumenta restrições à carne importada do Brasil

04/11/2017 10h44

País suspendeu temporariamente importações de 1 frigorífico e exigirá controle sanitário mais rígido de outras 5 empresas brasileiras; Rússia é 4º mercado da carne brasileira.

Por: Da redação

A Rússia aumentou as restrições para a carne brasileira nos últimos dias de outubro. A autoridade sanitária do país proibiu temporariamente a importação de um frigorífico brasileiro e impôs controles sanitários mais rígidos a outros cinco.

Em 2016, a Rússia foi o quarto maior mercado para a carne brasileira, atrás apenas da China, Hong Kong e Arábia Saudita. O país importou cerca de US$ 1 bilhão do Brasil em 2016, cerca de 7,5% do total.

De acordo com o Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Veterinária na Rússia, os controles sanitários serão ampliados para cinco empresas brasileiras. O motivo é que foram encontradas substâncias fora dos padrões sanitários russos. Veja quais são os frigoríficos:

1 – JBS2 – Aurora3 – Frigo Estrela4 – Frigol5 – Frigon – Irmãos Gonçalves

A Rússia também suspendeu temporariamente as importações de carne do frigorífico Mata Boi e fará inspeções adicionais nos produtos já embarcados.

O frigorífico Frigon informou não ter sido comunicado oficialmente da decisão e “que continua exportando normalmente para a Rússia”. Disse ainda cumprir “rigorosamente com todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura”.

O G1 entrou em contato ainda com os frigoríficos JBS e Frigo Estrela e aguarda posicionamento. O G1 não conseguiu contato com os frigoríficos Frigol, Aurora e Mata Boi.

Carne Fraca

Desde a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal em março deste ano, diversos países adotaram medidas restritivas à carne brasileira.

Após o escândalo, a União Europeia trouxe uma equipe de auditoria ao Brasil para inspecionar a carne brasileira. No relatório da missão, a UE apontou que encontrou mais de 100 focos de contaminação na carne brasileira, 77 deles devido à presença de salmonela em aves.

A UE ameaçou tomar medidas mais rígidas contra o Brasil se o país não tomasse medidas convincentes.
Em junho, os EUA suspenderam a importação de carne bovina in natura do Brasil por problemas de qualidade. Na ocasião, os produtores disseram que o gado sofreu uma reação à vacina de febre aftosa.

(*) Informações com G1.

Rússa é quarto maior mercado da carne brasileira (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SAMU de Três Lagoas divulga novas orientações de desengasgo atualizadas para 2025

Nova diretriz internacional traz mudanças em primeiros socorros para adultos e bebês Com o objetivo de ampliar o conhecimento da população e tornar o atendimento...

Produtores têm até 1º de dezembro para declarar e atualizar rebanhos em MS

Iagro alerta que prazo não será prorrogado e atraso pode gerar multas e bloqueio de GTA Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm...

Câmara de Três Lagoas realizará Sessão Solene para entrega de honrarias nesta terça-feira

com Propositura do vereador Marcus Bazé A Câmara de Vereadores de Três Lagoas promove, nesta terça-feira (25), às 18h30, uma Sessão Solene destinada à entrega...