28.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 10 de fevereiro, 2026

Missa celebra dia de Finados no Cemitério Municipal Santo Antônio

03/11/2017 16h15

Até o próximo domingo (5) estará disponível no Cemitério Municipal um atendimento informatizado para facilitar e agilizar a localização dos túmulos

Por: Dayane Milani

Centenas de fiéis participaram ontem (2) da missa de Finados em Três Lagoas (MS) no Cemitério Municipal Santo Antônio. A missa foi celebrada e presidida pelo Bispo Dom Luiz Knupp e concelebrada pelos Padres das paróquias da cidade.

Entre quinta-feira (2) até o próximo domingo (5) estará disponível no Cemitério Municipal um atendimento informatizado para facilitar e agilizar a localização dos túmulos. Estão disponíveis dois computadores na secretaria do cemitério, que espera receber nos próximos 30 mil visitantes.

A medida visa facilitar e agilizar o atendimento em busca de informações sobre a localização de túmulos no Cemitério Santo Antônio, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação, colocará mais dois computadores na secretaria do cemitério para atender a população de quinta a domingo desta semana. A estrutura é em razão ao Dia de Finados que, segundo a administração, espera receber 30 mil pessoas este ano.

Saiba

A palavra finado é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que chegou que está morto. O Dia de Finados é comemorado por ordem da Igreja Católica desde o século XI, que no século XIII determinou que esse dia devesse ser celebrado no dia 2 de Novembro.

Diferentes religiões ou denominações da mesma religião abordam este dia de forma diferente, não sendo um dia celebrado pelas pessoas de todas as religiões.

Para a Igreja Católica, no dia de Finados, os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório, esperando a purificação para entrarem no Céu. Nesse dia as pessoas vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já morreram. No Brasil, o dia de Finados é feriado nacional.
O protestantismo não acredita na existência do pugatório e não cultiva o hábito de orar por pessoas que já faleceram, e por esse motivo não celebra esta data.

As tradições variam muito de acordo com o país. No México, por exemplo, as celebrações duram 3 dias, as ruas são enfeitadas e são organizados vários desfiles.

(Fotos: Diocese Três Lagoas)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ações integradas reduzem crimes em Três Lagoas, afirma comandante do 2º BPM

Em entrevista, TC. Ronaldo Moreira destacou o planejamento estratégico, além da integração entre as instituições e a segurança reforçada para o Carnaval deste ano

Arauco fortalece proteção às mulheres, crianças e adolescentes em Inocência

Parceria com o TJMS e a Prefeitura amplia ações educativas e reforça a rede de apoio no município

Procedimentos com menos dor: amamentação é aliada no conforto do bebê, explica especialista

Técnica da SES explica estratégia simples e eficaz para alívio da dor em bebês e divulga encontro de Aleitamento Materno, que será realizado em Campo Grande