29.2 C
Três Lagoas
domingo, 15 de fevereiro, 2026

População recebe orientações médicas no dia D do Outubro Rosa

30/10/2017 18h44

Por: Assessoria de Comunicação

Na última sexta-feira (27) a Prefeitura de Brasilândia, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o dia D da Campanha Outubro Rosa. O mês serve de alerta para os cuidados das mulheres contra o câncer de mama e colo de útero.

A celebração foi marcada por palestras nas unidades de Saúde. No Postão, onde atende pessoas da zona rural, enquanto aguardavam o médico, os pacientes participavam de uma palestra sobre os cuidados do autoexame das mamas e a importância de estar em dia com o exame preventivo (exame de Papanicolau), na qual consiste na coleta do material citológico do colo do útero. Além disso, as mulheres também puderam fazer o preventivo ao longo do dia.

As mulheres grávidas também podem fazer o exame. O preventivo deve ser feito para todas as mulheres que tem ou teve atividade sexual, especialmente na faixa etária dos 25 a 59 anos de idade.

Já no ESF 1 do Jardim Mão Amiga, mulheres e pacientes do Programa Hiperdia receberam orientações sobre os primeiros socorros em caso de engasgamento, picada de escorpião e parada cardiorrespiratória.

Para as mulheres que já se encontram na faixa etária para a realização de mamografia (a partir dos 40 anos), poderão agendar exame de mamografia para o Hospital do Câncer de Barretos, localizado em Nova Andradina.

Para o prefeito Dr. Antonio Thiago esta ação foi uma oportunidade das mulheres estarem atentas com a saúde. “Devemos lembrar que os cuidados não devem só ficar no mês de outubro, mas sim em todos os períodos do ano. Desde já agradeço a todas as mulheres que participaram do dia D e estão em alerta com a saúde”, encerrou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PMA apreende cigarros contrabandeados durante operação em Três Lagoas

Carga ilícita foi encontrada escondida em caminhão durante patrulhamento na BR 158

SMS esclarece falta de Paracetamol + Codeína e explica ausência de matéria-prima para a produção

Segundo a Secretaria, a indústria farmacêutica responsável já atua para regularizar o fornecimento, entretanto, a normalização do abastecimento pode levar um tempo.

Veja o que abre e o que fecha na Prefeitura de Três Lagoas durante o ponto facultativo de Carnaval 2026

Desta forma, a Prefeitura de Três Lagoas informa quais são os setores que estarão fechados e quais funcionarão neste período carnavalesco.