23.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 20 de janeiro, 2026

UFPR visita Três Lagoas e Castilho para planejar ações ambientais

Geral – 14/04/2012 – 08:04

Durante a construção da nova ponte sobre o Rio Paraná, que ligará as duas cidades, as comunidades receberão campanhas de educação ambiental e comunicação social

Para garantir que a construção da nova ponte sobre o Rio Paraná seja sustentável, o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza 13 programas ambientais paralelos à obra, entre eles os programas de Educação Ambiental (PEA) e Comunicação Social (PCS). Equipes dos dois programas visitarão Três Lagoas (MS) e Castilho (SP) entre os dias 16 e 18 de abril para planejar as próximas ações.

As equipes visitarão prefeituras, secretarias de Meio Ambiente e de Educação, além de mídias locais. O PEA também selecionará escolas da região que irão receber oficinas de educação ambiental e trabalhos específicos.

“As professoras [que visitarão Três Lagoas e Castilho] vão apresentar as propostas do Programa de Educação, que envolvem escolas, comunidades e os trabalhadores da obra”, explica coordenadora do PEA no Instituto, Gilza Blasi. O objetivo é levar educação ambiental a todos os envolvidos ou de alguma forma afetados pela construção da nova ponte.

Já o PCS visa manter a população informada sobre as modificações, tanto positivas como negativas, que acontecem no ambiente por causa da construção. A ideia é mostrar também o andamento da cada um dos 13 programas ambientais realizados pelo ITTI, como o programa de Supervisão Ambiental, que fiscaliza as atividades da construtora, e o de Saúde e Bem Estar dos Trabalhadores, que cuida da segurança dos operários. “O nosso trabalho é permitir que as comunidades conheçam, participem e colaborem com o desenvolvimento sustentável”, salienta o jornalista Hendryo André, que faz parte da equipe do PCS.

Nessa visita, a equipe também fará registros fotográficos das belezas naturais nativas. “Vamos conversar com os trabalhadores e com comunidades para descobrir os problemas ambientais recorrentes. Nosso principal objetivo é conhecer a região. Com base nesses dados, podemos planejar estratégias, tanto de comunicação como de educação, para serem aplicadas até dezembro desse ano”, explica o jornalista.

Essa é a terceira campanha do PCS e do PEA nas duas cidades. As primeiras visitas aconteceram em outubro de 2010 e em abril de 2011, na fase pré-construtiva.

A obra teve início em junho de 2011 e deve ser concluída até junho de 2014. O Instituto é parceiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), responsável pela construção da ponte.

Fonte: Assessoria de Comunicação Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura Universidade Federal do Paraná / Marcos Leite

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Crianças provocam vandalismo em escola de assentamento em Santa Rita do Pardo

Três menores, com idades entre 8 e 11 anos, espalharam tinta, picharam paredes e danificaram equipamentos

Anvisa aprova primeiro medicamento genérico para tratamento do refluxo gastroesofágico

Registro inédito do deslansoprazol amplia acesso ao tratamento da DRGE com preços mais acessíveis A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do...

IFMS divulga resultado e abre matrículas para cursos técnicos EAD em 20 municípios

São 1.880 vagas para cursos semipresenciais com ingresso no primeiro semestre letivo de 2026 O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nesta...