25.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 25 de março, 2026

Cerca de 7,9 mil pessoas portam vírus do HIV em Campo Grande e não sabem

Geral – 13/04/2012 – 17:04

A Secretaria Municipal de Saúde (SAS) realizará testes grátis de HIV no segundo piso do Camelódromo nesta sexta-feira (13), das 9h às 17h. Segundo o Centro de Testagem e Aconselhamento, estima-se que cerca de 10 mil campo-grandenses sejam portadores do vírus HIV e não sabem.

Até dezembro de 2011, 3.376 casos foram notificados. Desses, 1.254 pessoas com a doença já morreram na Capital. A importância em fazer o teste está em prevenir a transmissão de pessoas que portam o vírus e não têm os sintomas.

Para fazer o exame, basta ter feito relação sexual há ao menos trinta dias sem a proteção da camisinha. No local, também serão distribuídas camisinhas para a população.

Somente em 2011, foram registrados 133 casos novos em Campo Grande. Uma equipe do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) será responsável por fazer o teste rápido no Camelódromo, que requer apenas um pequeno furo no dedo.

O resultado sai em quinze minutos, sendo que o procedimento é acompanhado de um aconselhamento antes do exame e na entrega do resultado.

Além do dia da campanha, as pessoas podem fazer o teste gratuito de HIV em qualquer unidade básica de saúde ou no CTA.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Auxiliadora conquista reconhecimento nacional como UTI Top Performer e reafirma excelência em terapia intensiva

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Epimed Solutions anunciaram nesta semana os resultados da edição 2026 da certificação anual que reconhece...

Tráfico escancarado em plena luz do dia termina com prisão de suspeito pela Força Tática

Suspeito foi flagrado vendendo maconha e acabou detido com droga dentro de casa usada como ponto de venda.

Foragido tenta se esconder no mato, mas acaba capturado pela GETAM no bairro Paranapungá

Recaptura aconteceu após tentativa de fuga na noite da última segunda-feira, 23.