22.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Hipertensos e diabéticos terão acompanhamento domiciliar

28/09/2017 15h52

Objetivo da nova política é ampliar o poder de resolver problemas na Atenção Básica que, atualmente, soluciona cerca de 80% das demandas de saúde

Por: Dayane Milani

Agentes comunitários de saúde já podem realizar o acompanhamento domiciliar de mais de cinco milhões de hipertensos e diabéticos em todo Brasil.

O atendimento é possível graças à nova Política Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde que, entre outras medidas, valoriza a atuação dos agentes comunitários. Esses profissionais passam a ter mais atribuições, como medir pressão, glicemia e fazer curativos.

A política também vai aumentar o número de equipes de saúde aptas a receber recursos federais. Segundo a coordenadora-geral de Gestão da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Erica Rodrigues de Almeida, as novas regras vão aumentar a quantidade de profissionais para atender a população.

“Diversas ações na perspectiva de apoiar estados e municípios na implementação das novas propostas das incorporações da PNAB já estão em curso. Incluem o apoio institucional aos municípios e estados, o apoio financeiro, um suporte financeiro aos municípios para anteder ao credenciamento das novas equipes de atenção básica.

O Ministério da Saúde vai organizar, desenvolver e ofertar a qualificação aos agentes comunitários de saúde, num prazo máximo de cinco anos, para que eles estejam aptos a realizarem os procedimentos”.

O objetivo da nova política é ampliar o poder de resolver problemas na Atenção Básica que, atualmente, soluciona cerca de 80% das demandas de saúde da população, diminuindo a busca por atendimentos na rede de urgência e emergência.

Hoje, 40% dos agentes comunitários de saúde já possuem qualificação como técnicos de enfermagem e estão aptos a realizar as novas funções.

Os demais serão capacitados pelo Ministério da Saúde em um prazo máximo de cinco anos. Até lá, a expectativa é que todos os pacientes cadastrados passem a ter maior acompanhamento domiciliar.

*Com Agência Rádio

(Foto: Ilustrativa)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia destaca papel da indústria papeleira no desenvolvimento acelerado

Prefeito de Três Lagoas traçou o percurso de transformação da cidade, desde sua atmosfera tranquila até o entorno agitado de grandes empreendimentos, ressaltando o papel do poder público em "preparar o terreno" para o crescimento

Vice-prefeito de Bataguassu defende crescimento planejado e destaca medidas para receber indústria

Cleyton Silva afirma que município já aprovou leis, investe em infraestrutura e reforça saúde, habitação e segurança para enfrentar os desafios do megaempreendimento

Prefeito de Inocência destaca crescimento ordenado e prioriza saúde e habitação

Antônio Ângelo Garcia dos Santos afirma que município vive “dor do crescimento”, mas mantém foco em educação, infraestrutura e moradias populares