22.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Testes da vacina apresentam resultados positivos contra doença

23/09/2017 09h57

Esse é um dos mais avançados estudos para a oferta de uma futura vacina contra a doença para proteger mulheres e crianças da microcefalia

Por: Dayane Milani

Foi divulgado que a vacina contra zika apresentou resultado positivo nos testes em camundongos e macacos. A vacina está em desenvolvimento pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), que é vinculado ao Ministério da Saúde.

De acordo com a pesquisa divulgada na última sexta-feira (22), a aplicação de uma única dose da vacina preveniu a transmissão da doença nos animais e, durante a gestação, evitou também o contágio dos filhotes.

Esse é um dos mais avançados estudos para a oferta de uma futura vacina contra a doença para proteger mulheres e crianças da microcefalia e outras alterações neurológicas causadas pelo vírus. Pedro Vasconcelos, que é diretor do Instituto Evandro Chagas, explica os resultados observados durante a pesquisa.

“A gente viu que os animais vacinados não apresentaram vestígio de vírus, ou seja, não apresentaram viremia no sangue, não teve vestígio de vírus no sangue. Não apresentaram doença, nenhuma manifestação clínica ao passo que os animais infectados por um controle infectado, sem estar vacinado, eles desenvolveram altos títulos de carga viral e manifestaram sintomatologia”.

Os testes pré-clínicos da vacina contra a zika foram realizados simultaneamente no Instituto Nacional de Saúde (NIH), na Universidade do Texas e na Universidade Washington, dos Estados Unidos, todos parceiros na pesquisa. A expectativa é de que os testes em humanos devem ser realizados a partir de 2019 na Fiocruz, no Rio de Janeiro.

*Com Agência Rádio

(Foto: Divulgação / Ilustrativa)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Registro raríssimo: veado campeiro, parcialmente albino, é visto em florestas da Eldorado Brasil

Especialista da Unesp acredita que o sombreamento das árvores colabora para a permanência do animal na floresta A presença incomum de um veado campeiro parcialmente...

Antes de show, Mariana Fagundes fala com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

Dona de hits como "Me Usa", "Tu Tu Tu" e "Metendo o Louco", junto da dupla Guilherme & Benuto, conversou com a Rádio Caçula antes de subir ao palco do 13° Torneio de Pesca da APETL (Associação de Pesca Esportiva).

Cerca de 745 acidentes de trabalho foram registrados somente em 2023 em Três Lagoas, segundo VISAT

Coordenadora da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) de Três Lagoas, Polyana Cestari detalhou as ações realizadas durante o "Abril Verde", mês de orientação sobre segurança no trabalho e de como evitar acidentes.