31.7 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

CCZ resgata 28 cães abandonados em casa no centro de Três Lagoas; veterinária é dona dos animais. (ATUALIZADA)

https://youtube.com/watch?v=JK8erF0PY8Y

https://youtube.com/watch?v=VsZXACiVC8s

04/08/2017 16h08

CCZ resgata 28 cães em casa no centro de Três Lagoas; veterinária é dona dos animais. (ATUALIZADA)

Bichos estavam sem água e comida, em meio a fezes, ratos e móveis velhos

Por: Valdecir Cremon

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Três Lagoas resgatou 28 cães de uma casa abandonada, no centro da cidade, na tarde desta sexta-feira (4), após denúncia de vizinhos do local à Polícia Civil. Funcionários do órgão que é subordinado à Secretaria Municipal de Saúde avaliam a interdiçãod o imóvel devido ao risco de contaminação por diversas doenças.

Parte dos animais da raça Fox Paulistinha apresentavam debilidades. No local não havia água ou comida suficientes, além de grande quantidade de lixo, materiais de construção, ropuas e móveis velhos acumulados.

Membros da ONG Protetoras e a Polícia Militar Ambiental ajudaram no resgate dos animais, após a casa ser aberta por agentes da Polícia Civil.

Na varanda da casa, dois animais estavam presos em gaiolas. Outros se abrigavam em fogões e armários de cozinha abandonados no local, entre fezes, urina. Uma funcionária do CCZ disse que a casa está “cheia de ratos”.

“Há um alto risco de contaminação por leptospirose”, afirmou Luziane Oliveira. A doença é transmitida pela urina de roedores.

Os cães foram levados em um furgão do CCZ para um abrigo mantido pela ONG, segundo Eli Brandão, uma das voluntárias que trabalharam no resgate dos cães. “É uma judiação”, disse.

Segundo ela, os cães seriam levados a um abrigo improvisado, examinados por um veterinário e tratados com medicamentos, antes de serem colocados para doação.

A dona da casa é a advogada e veterinária Neide Aroma. Informada pela reportagem sobre as denúncias, ela negou os crimes, mas deve responder a inquérito por maus-tratos aos animais.

Em outubro de 2016, 20 cães foram retirados pelo CCZ de outra casa da família dela, no bairro Vila Nova. No imóvel, segundo o Creas (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), do bairro Santo André, também havia lixo, móveis e roupas velhas acumuladas.


Cão é encontrado dentro de gaiola, sem água e comida. (Foto: Fábio Campos/Caçula FM)

https://youtube.com/watch?v=JK8erF0PY8Y

https://youtube.com/watch?v=VsZXACiVC8s

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Indústria volta a gerar empregos em Três Lagoas e registra aumento de 194,4% nas contratações

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), também foram 8113 contratações e 7414 demissões foram computadas no município, resultando em um saldo de 699 novas vagas de emprego. Um desempenho muito acima da média registrada em MS, que registrou queda de -1,4% na geração de empregos no 1° trimestre do ano.

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional.

Mato Grosso do Sul apresenta estabilidade em casos de dengue

Nos primeiros quatro meses deste ano, o estado registrou 7,4 mil casos confirmados da doença e 15 mortes comprovadas.