26.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 2 de maio, 2024

Vereador defende cassação de alvarás de postos que vendem combustíveis adulterados

13/07/2017 14h31

Flodoaldo apresentou a proposta na terça-feira (11) na Câmara Municipal

Por: Silvio Domingos

Passou a tramitar na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 103 que prevê a cassação do Alvará de Funcionamento das empresas e postos instalados no município de Três Lagoas que comprovadamente revenderem combustíveis adulterados.

De autoria do vereador Flodoaldo Moreno Junior (professor Flodoaldo- SD), o projeto foi lido em Plenário na sessão de terça-feira (11) e foi encaminhamento para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, para emissão de parecer. Só depois da análise da Comissão com expedição do parecer, o projeto volta ao Plenário, onde será discutido e votado pelos demais parlamentares.

Pelo projeto, será considerado adulterado o combustível que sofra alteração quanto ao padrão de qualidade, evidenciada em laudo pericial emitido pela Agência Nacional de Petróleo-ANP ou entidade por esta credenciada ou com ela conveniada para esse fim.

Após obter a informação quanto à constatação da infração, a Prefeitura instaurará processo administrativo, que deverá ser concluído no prazo máximo de sessenta dias, assegurando-se ampla defesa ao acusado, permanecendo o estabelecimento interditado cautelarmente nesse período.

O projeto ainda prevê que os responsáveis pelo estabelecimento que tiver o seu Alvará de Funcionamento cassado ficarão proibidos, pelo período de cinco anos, de obter novo alvará para o mesmo ramo de atividade.

Na proposta, o vereador Flodoaldo justifica que a adulteração de combustível é uma prática altamente prejudicial ao consumidor, pelos danos que causa ao motor do veículo e à saúde, em consequência do aumento da emissão de poluentes, ou mesmo pelo aumento do consumo, sem falar na sonegação de impostos.

Embora bastante combatida a adulteração de combustíveis, o vereador acrescenta que essa ainda é uma prática anticompetitiva frequente em todo o país. “Muitas pessoas inclusive eu já vi diferença no veículo ao abastecê-lo em posto de combustível. A gente acaba evitando aquele posto, mas para mudar essa realidade exige medidas mais duras, como a cassação do Alvará de Funcionamento dos estabelecimentos que comprovadamente revenderem esses combustíveis adulterados”, finalizou o vereador.

Projeto foi apresentando na sessão da Câmara na terça-feira (11)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coordenadora de Educação no Trânsito do DEPTRAN fala das ações do “Maio Amarelo” em Três Lagoas

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (02), Caroline Cruz Feliciano reforçou os trabalhos realizados durante o mês, que vão culminar com uma grande ação, na próxima quarta-feira (08) na Feira Central.

Yes Cosmetics inaugura no Shopping Três Lagoas

Na última terça-feira (30), foi a inaguração da Franquia "Yes Cosmetics" dos sócios-proprietários Massao Marcos Nakayama, Deisy Sobral e Juliano Soares, que receberam amigos,...

Pena de policial flagrado com R$ 1 milhão e cocaína é mantida pelo STF

Em maio de 2020, Mário Márcio da Silva foi transportado pela ROTA de São Paulo até Três Lagoas, onde sob os cuidados do 2°BPM, foi transferido à Campo Grande.